Saúde aguarda insumos para fazer exames de coronavírus no DF
Atualmente, os testes de contraprova são encaminhados para São Paulo. Pasta quer fazer no Lacen, que é da rede pública do DF
atualizado
Compartilhar notícia
O GDF informou que o Ministério da Saúde disponibilizará equipamentos necessários para que exames de coronavírus possam ser feitos no DF. “Queremos ter o diagnóstico de forma mais rápida e mais séria. Então, estamos trabalhando para fazermos aqui os próprios exames”, disse Ricardo Tavares, secretário-adjunto de Assistência à Saúde do DF, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (11/03).
A Secretaria de Saúde espera receber os insumos necessários para começar a fazer os testes. Assim que isso ocorrer, o Laboratório Central de Saúde Pública do DF (Lacen-DF), que é da rede pública, poderá fazer o diagnóstico, sem a necessidade de contraprova. Atualmente, as amostras são analisadas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
“O Lacen já realiza exames de biologia laboratorial, e o do coronavírus começa a ser feito imediatamente também, sem mudar o protocolo inicial”, explica o infectologista Eduardo Hage, da Secretaria de Saúde.
O médico lembra que o procedimento adotado para todas as situações é o exame em pacientes considerados suspeitos, como pessoas com algum histórico de viagem internacional ou que tenham tido contato com essas outras que viajaram e que são casos confirmados ou suspeitos.
Nesta quarta-feira, a Saúde confirmou o segundo caso de coronavírus no Distrito Federal, do marido da paciente internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O casal esteve na Europa recentemente. As pessoas que tiveram contato com ambos estão sendo monitoradas, segundo a secretaria.