Saúde abre mais 50 leitos de UTI Covid no DF e ocupação cai para 84%
Processo de abertura dos leitos vai até esta sexta-feira. Na tarde desta quinta, havia apenas uma vaga para pessoas adultas
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde (SES) iniciou a ativação de mais 50 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19 nos hospitais de Base (HB) e de Santa Maria (HRSM). Com isso, a taxa de ocupação desses leitos no DF caiu de 99% para 84,36%.
A abertura começou às 22h de quarta-feira (10/3), com os primeiros 10 leitos liberados no HRSM. Outros 20, na mesma unidade, foram liberados na tarde desta quinta-feira (11/3). Já o HBDF mobilizou 20 leitos que estão sendo preparados para o desbloqueio, processo que será concluído até esta sexta-feira (12/3).
Com isso, o total de leitos de UTI exclusivos para combater a doença causada pelo coronavírus é de 482. Desse total, 77 estão livres e 41 aguadando liberação. Na tarde desta quinta, havia apenas um leito livre para pessoas adultas.
Apesar da melhora na taxa de ocupação, a fila de espera continua maior que o número de ocupações disponíveis. Segundo o painel InfoSaúde, atualizado às 20h15 desta quinta, 224 pessoas estão na fila pela terapia intensiva.
Vacinação
Idosos com 74 anos começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Distrito Federal nesta quinta. A campanha de imunização foi ampliada após a capital ter recebido, na noite da última terça, 27,8 mil doses da Coronavac.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, 6.828 pessoas receberam a primeira dose nesta quinta. No entanto, a pasta não especifica se todas elas são do novo público-alvo de 74 anos,
Com isso, até agora 166.368 pessoas receberam a primeira dose e 64.580 receberam a segunda.
Veja imagens da vacinação em Ceilândia: