metropoles.com

Sarampo, caxumba, hepatite: DF aumenta cobertura vacinal em 2023

Dados do Ministério da Saúde mostram aumento da cobertura vacinal no DF em 2023, com destaque para 2ª dose contra tríplice viral

atualizado

Compartilhar notícia

José Cruz/Agência Brasil
Zé Gotinha na Rodoviária
1 de 1 Zé Gotinha na Rodoviária - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ano de 2023 registrou aumento da cobertura vacinal no Distrito Federal. Comparado com 2022, várias aplicações conseguiram subir índices de cobertura. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

O destaque veio da cobertura vacinal da 2ª dose contra tríplice viral, que abrange sarampo, caxumba e rubéola, com números que passaram de 61,5%, em 2022, para 77,3% em 2023, representando um aumento de 15,8%.

Já nas aplicações da DTP (difteria, tétano e coqueluche), neste ano, registraram um percentual de 83,2%, com crescimento de 13,1 pontos percentuais em relação ao ano passado. Na cobertura da hepatite A, houve aumento de 11,4%, chegando a 88,5% em 2023.

Os dados são preliminares e correspondem ao período de janeiro a outubro de 2023, comparados com todo o ano de 2022. A nível nacional, oito vacinas recomendadas do calendário infantil apresentaram aumento nas coberturas vacinais.

“O resultado aponta para a reversão da queda dos índices vacinais que o Brasil enfrenta há cerca de 7 anos, mesmo sem a consolidação dos dados para todo o ano de 2023. O avanço é fruto do planejamento multiestratégico adotado pelo Ministério da Saúde desde o início da gestão”, divulgou a pasta do governo federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?