metropoles.com

Sanoli, empresa que fornece comida a hospitais do DF, volta a operar nesta sexta

Funcionários da empresa entraram em greve na quarta por falta de pagamento. Proprietários conseguiram empréstimo na tarde desta quinta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Internet/Reprodução
comida hospital
1 de 1 comida hospital - Foto: Internet/Reprodução

A empresa Sanoli, que fornece alimentos a seis hospitais do Distrito Federal, deve voltar a operar nesta sexta-feira (13/11). Os funcionários da empresa entraram em greve na última quarta-feira (11/11), por atraso na folha de pagamento.

Segundo o advogado de defesa da Sanoli, Jacoby Fernandes, os proprietários conseguiram um empréstimo na tarde desta quinta-feira (12/11) e pagaram os funcionários, no entanto, a empresa ainda pode deixar de prestar o serviço quando terminarem os alimentos, já que a Sanoli não tem mais verba para comprar insumos.

A empresa fornece alimentos aos hospitais regionais de Samambaia (HRSam), Gama (HRG), Ceilândia (HRC), Asa Norte (Hran), Guará (HRGu), além do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Segundo a defesa da Sanoli, o Governo do Distrito Federal (GDF) deve R$ 1,2 milhão à empresa.

6 imagens
Hospital Regional do Gama
DODF desta sexta-feira (21/7) traz troca na diretoria do HRC
O Hospital Materno Infantil fica na 608 Sul
1 de 6

Hospital acoplado foi feito por doações de empresários

2 de 6

Hospital Regional do Gama

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 6

DODF desta sexta-feira (21/7) traz troca na diretoria do HRC

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 6

O Hospital Materno Infantil fica na 608 Sul

Igo Estrela/Metrópoles
Briga judicial

Por falta de pagamento, a Sanoli decidiu não renovar o contrato de fornecimento com o GDF em 17 de outubro, quando se encerrava o acordo. O GDF entrou com pedido na Justiça para obrigar a empresa a continuar fornecendo o alimento aos hospitais. O tribunal acatou o pedido com liminar de 16 de outubro, determinando o fornecimento por mais 60 dias, até 17 de dezembro de 2020, sob pena de multa.

Após a decisão, houve audiências de conciliação com as duas partes. A Sanoli afirma que nesses encontros, o GDF se comprometeu a pagar o que deve à empresa ainda em outubro, o que não teria ocorrido. A falta de pagamento do GDF teria relação direta com a greve dos funcionários dessa semana.

Uma segunda liminar da última segunda-feira (9/11), no entanto, revisa a liminar anterior e reconhece as dificuldades financeiras da empresa, além de suspender a multa aplicada em caso de descumprimento do acordo. A Justiça, então, passa a responsabilidade ao DF, em caso de desabastecimento dos hospitais.

A Secretaria de Saúde respondeu por meio de nota que não há atraso nos pagamentos à Sanoli. Segundo a pasta, a nota fiscal dos serviços prestados em outubro, entregue no início de novembro, pode ser paga no prazo de até 30 dias de acordo com o contrato firmado com a empresa. Diz ainda que a SES tem pago com a maior brevidade e celeridade possível, antes mesmo do prazo contratual.

Por fim, afirma que a decisão para que a Sanoli continue prestando os serviços até o dia 17 de dezembro é da Justiça. O descumprimento de decisão judicial pode acarretar multa e outras penalidades previstas em lei.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?