metropoles.com

Samu-DF sofre com o déficit de 40 médicos para realizar atendimentos

De acordo com dados do GDF, o Samu tem déficit de 40 médicos, 10 enfermeiros e 10 técnicos em enfermagem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
Ambulâncias do Samu - Metrópoles
1 de 1 Ambulâncias do Samu - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

O Distrito Federal sofre, atualmente, com um déficit de 40 médicos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com dados da Secretaria de Saúde (SES-DF), esses 40 profissionais precisariam cumprir uma carga horária de 20 horas semanas para atender de forma plena a população da capital federal.

Além dos médicos, o documento mostra que faltam 10 enfermeiros e 10 técnicos em enfermagem — todos cumprindo 20 horas semanais — para que o Samu consiga atender às demandas.

Em relação às horas que ficam sem cobertura pela falta desses profissionais, o déficit por semana é de 1.171 horas.

De acordo com os protocolos de regulação do Samu-DF, existem dois tipos de equipes que podem atender às ocorrências. No modelo Unidade de Suporte Básico (USB), a ambulância é tripulada por condutor de emergência e dois técnicos em enfermagem; já a Unidade de Suporte Avançado (USA) precisa contar com um médico, um enfermeiro e o condutor de emergência.

Em setembro, o Metrópoles mostrou que nenhuma ambulância do Samu-DF conta com o suporte de um médico. Segundo servidores, o resgate público enfrenta uma nova crise de sucateamento e falta de pessoal.

Atendimento

O Samu deixa de atender a 132 chamadas por dia por “falta de meios”. Na época, a Secretaria de Saúde informou que uma das dificuldades do atendimento é a falta de profissionais da saúde.

“Em 2023 houve concurso para técnico de enfermagem que, após aprovação, a Subsecretaria de Gestão de Pessoas avaliará os setores com déficit para lotação, sendo o Samu um dos setores a ser contemplado com carga horária desta categoria. Em relação a médicos, em 2023 houve chamamentos para diversas áreas, mas não houve êxito por falta de interessados suficientes para o tamanho da demanda”, disse a pasta em nota.

Soluções

Procurada, a Secretaria de Saúde informou que trabalha para ampliação do quadro de profissionais da rede pública de saúde, o que inclui médicos.

“A pasta esclarece que em 2023, nomeou 670 médicos, no entanto, apenas 141 tomaram posse. Na semana passada, foi publicado o edital de contratação temporária de condutores que, após classificação e chamamento, alguns serão lotados no Samu. Em 2023 também houve concurso para técnico de enfermagem que, após aprovação, a Subsecretaria de Gestão de Pessoas avaliará os setores com déficit para lotação, sendo o Samu um dos setores a ser contemplado com carga horária desta categoria”, completa a nota. ]

A SES frisou que está modernizando o Samu e lembrou que foram adquiridas 26 novas motolâncias que começarão a circular em novembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?