Saiba tudo sobre a Via-Sacra do Morro da Capelinha
Via-Sacra no Morro da Capelinha, em Planaltina, ocorre anualmente na Sexta-feira da Paixão, sendo um dos principais locais de celebração
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal terá programação religiosa especial nesta Sexta-feira Santa, um dos feriados mais importantes para os cristãos. A tradicional encenação da Via-Sacra no Morro da Capelinha agita Planaltina.
Neste ano, o evento começará às 14h30 e tem previsão de terminar por volta das 21h. A estimativa é que mais de 100 mil fiéis de todo o Brasil acompanhem a encenação.
Veja imagens da festa do ano passado:
Previsão do tempo
A Sexta-Feira Santa será de tempo nublado e com algumas pancadas de chuva no Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há a possibilidade de temporais no fim da tarde ou durante a noite.
O Inmet indica que a temperatura subirá um pouco nos dias seguintes, principalmente no sábado (30/3) e no domingo (31/3), chegando aos 30ºC.
Transporte público
A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou que disponibilizará quatro linhas adicionais de transporte coletivo até o Morro da Capelinha: 504.2, 504.3, 609.2 e 617.1.
A 504.2 e a 504.3 têm origem em Sobradinho 2 e levam até o Morro da Capelinha, ambas com tarifa de R$ 5,50. A 617.1 sai da Rodoviária do Plano Piloto (Box 3 da plataforma superior) e tem o mesmo destino. A passagem também custa R$ 5,50.
Trânsito
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) cuidará da sinalização e do controle do tráfego de veículos e de pedestres nas quatro vias internas de acesso ao morro, a partir das 6h desta sexta.
A autarquia recomenda aos motoristas que cheguem com antecedência e observem placas, direcionamento de agentes de trânsito, além das áreas permitidas para estacionamento. As medidas visam não comprometer o fluxo de pedestres e, principalmente, de veículos de emergência, caso necessário.
O primeiro acesso ao Morro da Capelinha será destinado a pedestres, que terão rota própria para seguir, e a pessoas credenciados. A segunda entrada será autorizada para demais veículos, inclusive ônibus, e funcionará como rota de emergência.
Nesse ponto, os agentes de trânsito vão orientar os condutores a seguir para um dos três estacionamentos: o geral; o da produção e de figurantes; e o reservado para pessoas com mobilidade reduzida e idosos, que deverão apresentar credencial especial.
A DF-230, principal via de acesso ao morro, terá sentido único a partir das 12h, no trecho entre a DF-128, pela DF-230, até a DF-130. Ao término do evento, por volta das 21h, a rodovia terá sentido único, do Morro da Capelinha à DF-130, e duplo sentido na DF-128 (BR-020).
Segurança
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) concluiu nesta quarta-feira (27/3) o Protocolo de Operações Integradas (POI) para as atividades no Morro da Capelinha.
Entre elas, está prevista a instalação da estrutura da Cidade da Segurança Pública, montada para concentrar carros oficiais das corporações e equipamentos das forças do DF. O ponto servirá como base para o efetivo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que estará no local a partir das 6h de sexta.
Um comando móvel da PMDF na Cidade da Segurança Pública e outro no alto do Morro da Capelinha, próximo ao local onde terminará a encenação, vai monitorar a região com auxílio de estações de rádio e imagens de drones. Equipamentos particulares desse tipo não estarão autorizados no espaço aéreo de Planaltina.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) atuará com reforços nas delegacias de Planaltina (16ª e 31ª DPs) e Sobradinho (13ª e 35ª DPs).
O Corpo de Bombeiros Militares (CBMDF) atuará junto à Secretaria de Saúde (SES-DF) em postos de atendimento pré-hospitalar instalados na Cidade da Segurança Pública e distribuídos entre pontos do Morro da Capelinha. Haverá, ainda, carros de salvamento e de combate a incêndio.
O CBMDF orienta que, em caso de temperaturas elevadas e céu sem nuvens, o público deve usar roupas leves, protetor solar, bonés ou chapéus e se hidratar frequentemente. Além disso, recomenda atenção redobrada a idosos e crianças.