Saiba quem irá presidir a CPI dos Atos Antidemocráticos na CLDF
A indicação ocorreu após diversas reuniões feitas durante sessão desta terça-feira (7/2) na CLDF
atualizado
Compartilhar notícia
Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do DF (CLDF), que irá investigar os atos antidemocráticos ocorridos em 12 de dezembro de 2022 e 8 de janeiro deste ano, definiram, após uma semana de discussões, quem será o presidente da investigação. A indicação ocorreu depois de uma série de reuniões durante sessão desta terça-feira (7/2).
Para a presidência da CPI, o nome de Chico Vigilante (PT) foi o indicado. Jaqueline Silva (Sem partido) será a vice; enquanto a relatoria fica com Hermeto (MDB).
A conquista da presidência pela oposição veio após muita discussão desde a última semana. Na oportunidade, foi oferecida a vice-presidência a Chico Vigilante, mas tanto ele quanto Fábio Felix (PSol) recusaram o posto por considerarem pouco importante.
O PT chegou a ameaçar se retirar da comissão caso não tivesse a reivindicação atendida. Após mais de uma hora de conversas com portas fechadas, o acordo foi feito e desfeito mais de uma vez. O principal entrave era o veto do GDF ao nome de Chico Vigilante.
Veja os nomes de todos os deputados que irão compor a CPI:
- Pelo bloco União Democrático (PSD, União Brasil e Republicanos) – Robério Negreiros;
- Pelo bloco do MDB – Hermeto;
- Pelo bloco do PT – Chico Vigilante;
- Pelo bloco PSol/PSB – Fábio Felix;
- Pelo bloco do PL – Joaquim Roriz Neto;
- Pelo bloco A Força da Família (Agir, Avante, Cidadania, PP e PMN) – Jaqueline Silva e Pastor Daniel de Castro.
Respectivamente, a suplência será de Martins Machado (Republicanos), Iolando (MDB), Gabriel Magno (PT), Dayse Amarílio (PSB), Roosevelt Vilela (PL), Paula Belmonte (Cidadania) e Pepa (PP).