metropoles.com

Saiba quem é o personal alvo de apuração de tráfico em avião da FAB

Conhecido como “Macaco”, o profissional da área de educação física costuma circular em festas promovidas pela alta roda de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
casal
1 de 1 casal - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

O brasiliense Márcio Moufarrege é o personal trainer alvo de mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal (PF) na quinta-feira (25/3). Conhecido como “Macaco”, o profissional da área de educação física costuma circular em festas promovidas pela alta roda de Brasília. Ele é investigado no âmbito da Operação Quinta Coluna, deflagrada com o objetivo de apurar a atuação de uma associação criminosa que utilizou aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para enviar drogas à Espanha.

Moufarrege mora de aluguel em uma mansão localizada no Lago Sul, área nobre de Brasília. Desembolsa cerca de R$ 10 mil por mês para residir no imóvel e leva um estilo de vida sofisticado. Macaco também figura como sócio-proprietário de duas empresas, cada uma com capital social de R$ 100 mil. Na Polícia Civil do DF, o Márcio é citado em ocorrências envolvendo brigas de rua. Os procedimentos geraram termos circunstanciados (TCs).

Os investigadores trabalham para materializar suposto vínculo entre o personal trainer e o sargento da FAB Jorge Luiz da Cruz Silva, conhecido como Salve Jorge, preso no último dia 18. Logo após ser alvo da operação, o militar foi exonerado do cargo de assessor especial que ocupava no gabinete do vice-governador do DF, Paco Britto (Avante).

Veja imagens do imóvel:

Prisão

Ainda no último dia 18, o Comando da Aeronáutica, com apoio da PF, prendeu o sargento Jorge Luiz e mais três pessoas que estariam envolvidas no tráfico de 37 kg de cocaína achados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), em junho de 2019, na Espanha.

O grupo teria ajudado o também sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues a traficar a droga – o avião, usado em apoio à Presidência da República, saiu do Brasil e pousou na Espanha. Nessa ocasião, foram detidos outros três militares, além da esposa de Manoel. São eles:

  • Tenente-coronel Alexandre Augusto Piovesan;
  • 2º sargento Márcio Gonçalves de Almeida;
  • 2º sargento Jorge Luiz da Cruz Silva (cumprimento de mandado de busca e apreensão);
  • Wikelaine Nonato Rodrigues (esposa de Manoel).

Foram apreendidos computadores, celulares e documentos das pessoas envolvidas. Um ex-soldado da Aeronáutica, também com prisão decretada e cunhado do militar preso na Espanha, não foi encontrado.

Mulas

Dados colhidos no celular de Wikelaine Rodrigues mostram que ela e Jorge Luiz da Cruz Silva sabiam da atividade ilícita e participaram do esquema, auxiliando Manoel Rodrigues.

Há informações de que Manoel Rodrigues adquiriu um celular apenas para falar com os traficantes. O aparelho teria sido ocultado pela esposa após a prisão dele na Espanha.

As investigações apontam, ainda, que Jorge Luiz da Cruz Silva tinha a função de recrutar “mulas”, militares da FAB, para o transporte de substâncias ilícitas. Provas colhidas pela Polícia Federal revelam que ele tinha contato com Manoel Rodrigues por meio de mensagens de celular. Os textos enviados por Silva sempre continham a expressão “Oi, Amor” no início.

Os dois se encontraram antes das viagens realizadas por Rodrigues no avião da FAB, em 29 de abril e 24 de junho. Jorge Silva trocou o celular após a prisão do sargento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?