metropoles.com

Saiba quando fazer os testes que detectam coronavírus no DF

A Secretaria de Saúde oferta no Distrito Federal dois tipos de exames gratuitos para identificação da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Posto em Águas Claras para testes teve reforço da Secretaria de Governo
1 de 1 Posto em Águas Claras para testes teve reforço da Secretaria de Governo - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Em meio a pandemia do novo coronavírus, sintomas gripais podem facilmente serem confundidos com a Covid-19. Para isso, a Secretaria de Saúde oferta no Distrito Federal dois tipos de testes para identificação do vírus. Os exames podem ser realizados gratuitamente, em 98 Unidades Básicas de Saúde.

O primeiro, é o conhecido teste rápido. Feito a partir da coleta de uma gota de sangue, que detecta a presença de anticorpos que o organismo produz contra o coronavírus. Aconselha-se a realizar este exame a partir do oitavo dia do início dos sintomas. O resultado fica pronto no prazo de dez a 20 minutos.

O segundo teste, conhecido por swab nasal e oral. Utiliza-se uma espécie de cotonete (aste flexível) para colher pelas narinas e garganta o material genético do paciente. Neste caso, é recomendado pelo Ministério da Saúde, que seja coletado entre o terceiro e sétimo dia de sintomas. O resultado costuma sair entre 24 horas a 72 horas.

banner de testes contra a Covid-19

Ambos estão disponíveis em 98 unidades básicas de saúde espalhadas pelo Distrito Federal e devem ser feitos apenas com indicação do médico ou enfermeiro desta unidades. Não são recomendados para pacientes assintomáticos.

De acordo com o coordenador de Atenção Primária à Saúde (Coaps), Fernando Erick Damasceno, é necessário fazer os testes com critério, somente após a recomendação de um profissional de saúde. “O mais importante é o exame clínico. Dependendo da situação, os pacientes não precisarão fazer nenhum dos testes. Conforme for a avaliação da equipe, o paciente precisará ou não, de exames complementares e internação. Assim, a UBS encaminhará para os hospitais de referência”, explica.

Os testes rápidos são seguros, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e apresentam sensibilidade superior a 86% e especificidade superior a 95%. Além disso, possuem avaliação técnica satisfatória pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Já os testes RT-PCR são considerados pelos infectologistas a técnica padrão ouro no diagnóstico da Covid-19. Ele identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão. (Com informações da Agência Brasília)

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?