Saiba quais são as novidades na vacinação contra Covid-19 no DF
Há mudanças de prazo e de idade para as pessoas que podem receber a terceira dose da vacina. Entenda as alterações
atualizado
Compartilhar notícia
A partir da próxima segunda-feira (22/11), pessoas com mais de 57 anos terão acesso à terceira dose da vacina contra Covid-19 no Distrito Federal. A mudança ocorre após o Ministério da Saúde determinar mudanças na campanha de imunização. Agora, a terceira dose será aplicada a todos os adultos com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose do imunizante.
Outra mudança diz respeito ao prazo, que passou de seis para cinco meses entre a segunda e a terceira dose. Assim, a partir da próxima semana, pessoas com 57 anos e profissionais de saúde que fecharam a imunização há cinco meses têm direito à dose de reforço. Para os imunossuprimidos, a dose de reforço continua com o intervalo de 28 dias.
De acordo com o secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, a pasta distrital aguarda a chegada de mais remessas da vacina contra Covid-19 para iniciar a aplicação da dose de reforço no público acima de 18 anos. Segundo Pafiadache, a pasta estima que pouco mais de 1 milhão de pessoas integram o público-alvo da nova fase da campanha de imunização.
Nessa quarta-feira (17), o Ministério da Saúde publicou nota técnica estipulando os parâmetros para a dose de reforço. A escolha para a preferência da vacina leva em consideração a tecnologia usada no imunizante: RNA mensageiro ou vetor viral. O documento foi expedido pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid).
Preferência da vacina a ser usada na terceira dose de pessoas com mais de 18 anos:
- Vacinas com tecnologia de RNA mensageiro: Pfizer
- Vacinas com tecnologia vetor viral: Janssen ou AstraZeneca
Uso de máscaras em locais fechados
Após a população se vacinar com a terceira dose, o governador Ibaneis Rocha afirmou que pretende desobrigar o uso de máscaras de proteção facial em locais fechados. Segundo o chefe do Executivo local, a ideia é reavaliar a obrigatoriedade do item de segurança após o Dia D, marcado para o próximo sábado (20/11).
“Precisamos aumentar o nível de vacinação e, agora, nos alegra muito essa notícia do Ministério da Saúde que vai começar a terceira dose para aqueles acima de 18 anos. A gente espera que essas doses cheguem para que possamos avançar na vacinação e liberar, em breve, o uso da máscara também em ambientes fechados. Estou muito confiante”, disse Ibaneis.
Desde 3 de novembro, a população do Distrito Federal não precisa mais usar os itens de proteção individual em locais abertos, como parques, bosques, calçadas e clubes. O governo local reduziu ainda a necessidade de distanciamento entre as mesas em restaurantes, bares e centros gastronômicos.
A atualização deste mês permitiu o espaço de 1m entre as mesas – até então, eram 2 m. As aulas coletivas em academias, como dança e esportes, também foram liberadas, assim como o compartilhamento de equipamentos de musculação.
Dia D da Vacinação
A flexibilização das medidas de segurança ocorrem após a melhora nos indicadores da Covid-19 no DF. A média móvel de mortes causadas pela doença nessa quinta-feira (18) foi de 5,85. Este é o menor valor registrado desde 23 de maio de 2020. Além disso, o índice R(t), que mede a evolução da pandemia no DF ficou em 0,71, o que indica recrudescimento da pandemia.
A Secretaria de Saúde afirma que a melhora nos indicadores está relacionada com o aumento da vacinação. Na semana passada, a capital atingiu 70% da população com mais de 12 anos vacinada com as duas doses. Ainda assim, a pasta não está satisfeita com a cobertura vacinal em Brasília. Ainda há grupos que não tomaram a primeira dose e outros que poderiam ter concluído o esquema vacinal, mas não retornaram aos postos.
É o caso de mais da metade dos jovens de 18 e 19 anos, no DF, que ainda não voltaram para tomar a D2. Visando atingir esse público, o Governo do Distrito Federal (GDF) preparou um mutirão, chamado de Dia D, para este sábado (20). Serão 14 pontos de vacinação espalhados pelo DF onde as pessoas poderão se imunizar.
Os locais contarão com frascos da Coronavac. Conforme explicou a pasta, caso uma pessoa que esteja apta a tomar a D2 ou a dose de reforço compareça ao local, será orientada a buscar o posto de saúde mais próximo. Adolescentes entre 12 e 17 anos que ainda não tomaram a D1 também serão encaminhados a esses locais.
Confira os locais para maiores de idade no dia D:
Confira os locais para adolescentes no dia D: