Saiba passo a passo para votar nas eleições on-line da OAB-DF
Cinco chapas concorrem ao comando da OAB-DF. Candidatos à presidência participarão de um debate promovido pelo Metrópoles, em 18/11
atualizado
Compartilhar notícia
As eleições para a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) ocorrem no próximo domingo (21/11). A votação será das 10h às 18h, no formato on-line. A previsão é de que o resultado seja divulgado 30 minutos após o fim do horário.
Para votar, o advogado deve estar com a inscrição na OAB-DF ativa e em dia com as contas da entidade.
Confira o passo a passo para votar nas eleições da OAB-DF:
- A partir das 10h de 21 de novembro, o advogado deve acessar o site eleicoesoabdf.org e informar o CPF para identificação
- Em seguida, deve usar dois fatores combinados, entre quatro disponíveis. Ele poderá escolher entre o envio de senha para e-mail cadastrado; envio de senha via SMS para o celular; código de segurança da carteira da OAB; ou reconhecimento facial por biometria facial
- Caso o eleitor tenha alguma dificuldade, pode procurar um dos quatro pontos físicos para votar em um dos computadores disponibilizados pela Comissão Eleitoral. Os locais são: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), na Asa Sul; Subseção de Sobradinho; Subseção do Gama; e Subseção de Taguatinga.
A partir desta terça-feira (16-11), o eleitor poderá gerar uma senha, no site Processo Eleitoral OAB-DF, para votar com mais rapidez e facilidade. Segundo a OAB-DF, a medida não é obrigatória, mas agiliza a validação da identidade necessária no dia da votação.
On-line
Esta é a primeira vez que a votação para a OAB-DF ocorre via internet. Em agosto deste ano, o Conselho Federal da OAB autorizou as eleições on-line nas seccionais do DF e de quatro estados.
Debate no Metrópoles reúne candidatos a presidente da OAB-DF em 18/11.
O diretor de Comunicação e Tecnologia da OAB-DF, Fernando Abdala, diz que o voto on-line é seguro. “O sistema de votação pela internet que está sendo usado por cinco seccionais da OAB no Brasil é extremamente seguro porque garante sigilo do voto e a sua inalterabilidade. Além disso, terá uma auditoria externa e independente que responde à Comissão Eleitoral, que organiza as eleições e certificará que o processo eleitoral é seguro, como um todo”, afirma.
OAB-DF fará simulação para checar segurança das eleições do dia 21.
Debate
Três dias antes das eleições da OAB-DF, em 18 de novembro, o Metrópoles promoverá um debate entre os candidatos. O evento será transmitido ao vivo nos perfis do portal no YouTube e Facebook, a partir das 18h30.
Os cabeças das chapas terão oportunidade de apresentar suas propostas para a categoria e realizar perguntas para adversários. Os candidatos a presidente da OAB-DF são, por ordem alfabética: Délio Lins e Silva Júnior, Evandro Pertence, Guilherme Campelo, Renata Amaral e Thais Riedel.
Os eleitos comandarão a OAB-DF pelo próximo triênio, de 2022 a 2024.