Saiba como descartar resíduos corretamente nos 23 papa-entulhos do DF
Equipamentos aceitam até 1 metro cúbico de resíduos de cada cidadão por dia. Funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h
atualizado
Compartilhar notícia
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) oferece espaços adequados para descarte de restos de obra, podas de árvores, móveis velhos, recicláveis e até óleo de cozinha usado. Os papa-entulhos — tecnicamente chamados de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) — são fundamentais no Distrito Federal, para preservação do meio ambiente e evitar o despejo de resíduos em áreas públicas.
Atualmente, existem 23 equipamentos, instalados em 15 regiões administrativas: Águas Claras (1); Asa Sul (1); Brazlândia (2); Ceilândia (3); Gama (2); Guará (2); Paranoá; Planaltina (1); Recanto das Emas (1); Santa Maria (2); São Sebastião (2); Sobradinho (2); Sobradinho 2 (1); Taguatinga (1); e Samambaia (1).
Os endereços estão disponíveis no site do SLU. O atendimento ocorre de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h.
Veja os endereços abaixo:
O objetivo do SLU, segundo a presidência da empresa, é de que todas as regiões administrativas tenham, no mínimo, um papa-entulho.
Descarte
Para ter acesso aos papa-entulhos, basta procurar a unidade mais próxima. Cada uma delas recebe até 1 metro cúbico de resíduo de cada morador diariamente — quantidade equivalente a uma caixa d’água de mil litros.
Nesses pontos, é possível entregar resíduos da construção civil; óleo de cozinha usado; móveis velhos; restos de podas; além de materiais recicláveis como papéis, plásticos, papelões e metais — desde que estejam separados e limpos. Não é permitido o despejo de cargas de resíduos em caminhões ou carretas nem de materiais de serviços de saúde, lixo eletrônico, orgânico ou industrial.
O óleo de cozinha deve ser levado em frascos com tampa, como embalagens de xampu ou garrafas pet. O material é destinado ao projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Cada pessoa pode entregar até 50 litros por dia.
Após chegarem aos papa-entulhos, os resíduos de construção civil (RCC) são encaminhados para a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), no antigo Lixão da Estrutural, que faz a trituração do material. O processo permite que os restos de obra se tornem tipos variados de areia e brita, para serem usados na manutenção de estradas rurais e em obras de pavimentação.
Já o material reciclável é direcionado a cooperativas que têm contrato com o SLU, para triagem e possível reaproveitamento. Os móveis que ainda podem ser usados são doados para entidades assistenciais cadastradas.