metropoles.com

Saiba como descartar resíduos corretamente nos 23 papa-entulhos do DF

Equipamentos aceitam até 1 metro cúbico de resíduos de cada cidadão por dia. Funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/ Agência Brasília
Papa-entulho SLU GDF
1 de 1 Papa-entulho SLU GDF - Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) oferece espaços adequados para descarte de restos de obra, podas de árvores, móveis velhos, recicláveis e até óleo de cozinha usado. Os papa-entulhos — tecnicamente chamados de Pontos de Entrega Voluntária (PEV) — são fundamentais no Distrito Federal, para preservação do meio ambiente e evitar o despejo de resíduos em áreas públicas.

Atualmente, existem 23 equipamentos, instalados em 15 regiões administrativas: Águas Claras (1); Asa Sul (1); Brazlândia (2); Ceilândia (3); Gama (2); Guará (2); Paranoá; Planaltina (1); Recanto das Emas (1); Santa Maria (2); São Sebastião (2); Sobradinho (2); Sobradinho 2 (1); Taguatinga (1); e Samambaia (1).

Os endereços estão disponíveis no site do SLU. O atendimento ocorre de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h.

Veja os endereços abaixo:

Endereços dos papa-entulhos do DF

O objetivo do SLU, segundo a presidência da empresa, é de que todas as regiões administrativas tenham, no mínimo, um papa-entulho.

Descarte

Para ter acesso aos papa-entulhos, basta procurar a unidade mais próxima. Cada uma delas recebe até 1 metro cúbico de resíduo de cada morador diariamente — quantidade equivalente a uma caixa d’água de mil litros.

Nesses pontos, é possível entregar resíduos da construção civil; óleo de cozinha usado; móveis velhos; restos de podas; além de materiais recicláveis como papéis, plásticos, papelões e metais — desde que estejam separados e limpos. Não é permitido o despejo de cargas de resíduos em caminhões ou carretas nem de materiais de serviços de saúde, lixo eletrônico, orgânico ou industrial.

O óleo de cozinha deve ser levado em frascos com tampa, como embalagens de xampu ou garrafas pet. O material é destinado ao projeto Biguá, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Cada pessoa pode entregar até 50 litros por dia.

Após chegarem aos papa-entulhos, os resíduos de construção civil (RCC) são encaminhados para a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), no antigo Lixão da Estrutural, que faz a trituração do material. O processo permite que os restos de obra se tornem tipos variados de areia e brita, para serem usados na manutenção de estradas rurais e em obras de pavimentação.

Já o material reciclável é direcionado a cooperativas que têm contrato com o SLU, para triagem e possível reaproveitamento. Os móveis que ainda podem ser usados são doados para entidades assistenciais cadastradas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?