Saiba como será o PAS e o vestibular da UnB em meio à pandemia
Processos seletivos da Universidade de Brasília estão mantidos, mas ainda não têm data para ocorrer. Corpo acadêmico estuda possibilidades
atualizado
Compartilhar notícia
Informações repassadas a escolas de ensino médio do Distrito Federal sobre os processos seletivos da Universidade de Brasília (UnB) deixaram a comunidade escolar apreensiva. Em comunicados, algumas instituições afirmaram que o Programa de Avaliação Seriada (PAS) e o vestibular da instituição de ensino superior estavam cancelados.
O Metrópoles conversou com representantes da UnB e eles negaram qualquer cancelamento. Todos os processos seletivos da universidade estão mantidos. Porém, devido à pandemia do novo coronavírus, ainda serão estipuladas datas para que eles ocorram.
Segundo a UnB, os processos seletivos foram suspensos – e não cancelados – em abril de 2020: um mês após o calendário acadêmico da instituição também sofrer pausa, para manutenção da medida de isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19.
Assim, o Metrópoles explica o que aconteceu até o momento e o que será feito a partir de agora.
De acordo com a UnB, os processos seletivos estão sendo planejados com cautela. O corpo de especialistas da universidade leva em conta a necessidade de garantir condições iguais a todos os participantes, pois alguns podem encontrar dificuldades para disputar uma seleção digital.
Análises
Ainda não há uma decisão de datas, pois o calendário de aplicação de provas dos processos seletivos envolve, além da data das provas, formulação e alteração de diversas fases. Elas devem ser planejadas para que os processos garantam a segurança dos estudantes.
Um dos critérios usados é o acompanhamento dos números da pandemia em Brasília.
Até essa quinta-feira (1º/10), a média móvel de mortes por Covid-19 no Distrito Federal ainda se mantinha em alta: chegou a 16.
Na comparação com a média apurada há duas semanas, houve queda de 34,1%. Assim, é possível afirmar que os óbitos estão reduzindo, pois as variações no número de mortes é superior a 15%.
No total, o DF já teve 193,1 mil pessoas contaminadas pela doença, das quais 3.276 morreram em decorrência dela. Nas últimas 24 horas, foram 21 óbitos e 882 novas infecções.
Todas as novidades sobre as seleções da Universidade de Brasília serão divulgadas na página do Cebraspe e nos canais oficiais da UnB.