metropoles.com

Sabotagem? Fazenda pede perícia da polícia em datacenter após pane

Secretário não descarta a possibilidade de incidente ter causa proposital. Sites e serviços do governo local ficaram fora do ar por horas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Ventura/Agência Brasília
data center GDF
1 de 1 data center GDF - Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (SEFP) pediu à Polícia Civil que faça perícia para identificar a causa da pane, ocorrida nessa sexta-feira (28/06/2019), nos equipamentos que armazenam os dados de todos os sites e sistemas hospedados no datacenter (foto de destaque) do Governo do Distrito Federal (GDF).

Em decorrência do incidente, os acessos aos sistemas e portais do governo ficaram indisponíveis durante a tarde e a noite de ontem. Para solucionar o problema, foram acionadas equipes técnicas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SUTIC), do fornecedor e do fabricante do equipamento.

“Não descartamos a possibilidade de sabotagem, pois uma série de dispositivos de redundância e de pane não funcionaram, demandando ação imediata da equipe que conseguiu restaurar os serviços e eliminar a ameaça”, disse ao Metrópoles o secretário de Fazenda, André Clemente.

O problema foi identificado e sanado por volta das 22h. Com isso, o acesso aos serviços do governo foi normalizado perto de 1h deste sábado (29/06/2019).

Os sites da Agência Brasília e de secretarias, como de Educação e de Segurança, foram afetados. O evento atingiu, ainda, o sistema de bilhetagem do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e afetou a recarga de cartões. Alguns sites estavam acessíveis, como a pasta da Fazenda, Planejamento e Gestão e a Polícia Civil.

Facebook/Reprodução

 

A pane ocorreu na mesma semana em que o governador Ibaneis Rocha (MDB) revelou a dificuldade do Executivo local para fazer a internet funcionar no próprio Palácio do Buriti, durante o lançamento dos testes da tecnologia 5G no Biotic/SA. “Eu gostaria de resolver o problema da internet no Palácio do Buriti, porque não funciona”, desabafou Ibaneis, na quarta-feira (26/06/2019).

Outros órgãos governamentais ficaram off-line, como a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e o Portal da Transparência. O apagão impediu que usuários fizessem consultas e acesso a serviços digitais.

Segundo o GDF, técnicos da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic), da Secretaria de Fazenda, Orçamento, Planejamento e Gestão identificaram a origem da queda do sistema. Houve uma avaria em um equipamento de armazenagem de dados.

Datacenter

O datacenter do GDF foi ampliado em 2017 e funciona no primeiro andar do edifício da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), próximo ao Palácio do Buriti. A ampliação física custou ao DF R$ 5,5 milhões, e o espaço virtual, R$ 6,7 milhões.

A área física útil passou de 130 para 260 metros quadrados, e a capacidade de armazenamento alcança 2,5 petabytes (aproximadamente 2,5 quadrilhões de bytes) – antes, a capacidade era de 1,4 petabyte.

A ampliação da central viabilizou a expansão da rede corporativa GDFNet, que interliga 470 unidades governamentais. Algumas delas são essenciais para o funcionamento do GDF e para a população, como o Portal da Transparência, o Na Hora, o Portal do Voluntariado e o Sistema de Bilhetagem Eletrônica da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

O datacenter é responsável por atender toda a administração direta e indireta. Funciona ininterruptamente, com monitoramento eletrônico e controle de acesso, geradores próprios de energia e subsistemas com redundância. Tudo isso para garantir a disponibilidade dos serviços e sistemas corporativos. (Com informações da Agência Brasília)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?