metropoles.com

Sábado (18/8) é Dia D contra o sarampo e a poliomielite

Campanha pretende aumentar a cobertura vacinal entre crianças com até cinco anos de vida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem ilustrativa
vacina poliomielite pólio
1 de 1 vacina poliomielite pólio - Foto: Imagem ilustrativa

A Secretaria de Saúde promove, neste sábado (18/8), o Dia D de mobilização contra a poliomielite e o sarampo, doenças que voltaram a assustar o país. O objetivo é vacinar crianças de 1 a 5 anos incompletos.

A abertura do Dia D às 9h contará com a presença do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), na Unidade Básica de Saúde 17, no Setor P Sul, em Ceilândia. Somente duas em cada 10 crianças na faixa etária foram imunizadas no Distrito Federal até esta sexta-feira (17).

A meta é fazer vacinar 152.277 de meninos e meninas entre 1 e 5 anos até 31 de agosto no Distrito Federal. Em todo o país, 11 milhões devem ser imunizados.

Quem não toma a vacina corre o risco de sofrer com efeitos colaterais dessas doenças. O sarampo, por exemplo, provoca manchas avermelhadas na pele e brancas nas partes internas das bochechas, febre, tosse, mal-estar, coriza, perda do apetite e até conjuntivite.

“O que também nos preocupa muito com relação ao sarampo é a mãe que não foi vacinada e se contamina durante a gravidez. Essa transmissão ao feto, por meio da placenta, pode levar o bebê a sofrer alterações da retina, catarata e nervo ótico, levando à possibilidade de cegueira”, explica  Marcílio Gomes de Barros, médico do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

De acordo com Barros, quando a criança adquire a doença nos primeiros meses de vida, antes de ser vacinada, o risco de cegueira diminui, mas pode ocorrer lesões tão graves na córnea que, em algumas situações, o transplante pode ser recomendado.

“A vacina é a melhor forma de prevenção, eficaz em 97% dos casos. Se o bebê, depois de imunizado, vier a contrair a doença, o risco de sofrer danos oculares é praticamente nulo. Por isso, temos que frisar a importância da vacinação e o acompanhamento oftalmológico sempre”, acrescenta o especialista.

Onde procurar
Confira aqui os pontos de vacinação
Mais informações pelo site: www.saude.df.gov.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?