Rudi Finger, da chapa Harmonia, é o novo comodoro do Iate Clube
Chapa foi eleita com 705 votos, apenas 13 a mais que a Iate Feliz, segunda colocada. Gestão ocupará a comodoria entre 2018 e 2020
atualizado
Compartilhar notícia
Após nove horas de votação nesta quinta-feira (5/10), o Iate Clube de Brasília tem um novo comodoro: o advogado Rudi Finger (à esquerda na foto em destaque), representante da chapa Harmonia, eleita com 705 votos. Os cargos de 1º vice-comodoro e 2º vice-comodoro serão ocupados por Quinho Grossi (ao centro na foto) e Celina Mariano, respectivamente.
O resultado da eleição foi apertado, e a apuração chegou ao fim por volta das 20h40. Em segundo lugar, ficou a chapa Iate Feliz, encabeçada por Rodrigo Sá Roriz, com 692 votos. O grupo teve apenas 13 votos a menos que a chapa vencedora. Já a terceira colocação ficou com a Iate Participação, liderada pelo engenheiro civil Maurílio Santinello, com 237 votos.“Trabalhamos muito para chegar a esse resultado e ficamos extremamente felizes em conseguirnosso objetivo. Estamos cientes da responsabilidade que está diante de nós, mas também sabemos que daremos o máximo para honrá-la”, afirmou Finger ao Metrópoles após a vitória.
Gaúcho, Rudi Finger era o candidato apoiado pela atual gestão do Iate Clube de Brasília, liderada pelo advogado Edison Garcia. Durante a campanha, o candidato prometeu concentrar esforços para reduzir o quadro de funcionários diretos (atualmente composto por 484) do clube e, assim, diminuir as despesas com os vencimentos.
Também garantiu expandir o número de vagas para embarcações da maior marina do DF. Agora que se sagrou vencedor, vai ocupar o cargo de comodoro no triênio 2018-2020 — sem possibilidade de reeleição — e gerir um orçamento de R$ 58 milhões.
Nesta quinta, ocorreu ainda a eleição para o Conselho Deliberativo da agremiação. A vencedora foi a chapa Conselho Independente, que recebeu 737 votos. Em seguida, aparece a Unidos pelo Iate, com 653 votos; e a chapa Conselho do Sócio, que contabilizou 257 votos.
Composto por 60 membros — 40 titulares e 20 suplentes —, o Conselho Deliberativo é responsável por analisar e aprovar propostas que envolvam o cotidiano da associação. Ao todo, a comunidade do Iate Clube de Brasília é formada por 16,7 mil pessoas, das quais 3,8 mil estiveram aptas a votar nesta quinta-feira (5).
Glamour
Inaugurado no mesmo ano de Brasília (1960), o Iate Clube é um dos mais badalados da capital. A associação é a que abriga o maior número de embarcações na orla do Lago Paranoá: 600, entre lanchas, velas e barcos. Para fazer parte da confraria, deve-se esperar que algum associado queira vender o título ou participar de um leilão com outros interessados.
O perfil das pessoas aptas a desfrutar das regalias do Iate se confunde com o de personalidades brasilienses e do cenário político local e nacional. Juízes, desembargadores, ex-ministros, empresários e políticos compõem o quadro social do clube. Todo presidente da República é sócio enquanto permanece no cargo. O mesmo vale para o chefe do Executivo do DF.
Espalhado por 150 mil m², o lugar possui 13 quadras esportivas, oito restaurantes, seis piscinas, academia e 20 churrasqueiras.