Rompimento de cabo deixa parte da Asa Norte sem luz neste domingo
Problema ocorreu nas imediações das quadras 910/911 e deixou sem energia as SQN 209/409 a 212/412, EQN 408/409, SGAN 607 a 610 e Colina
atualizado
Compartilhar notícia
Parte da Asa Norte ficou sem energia elétrica no começo da tarde deste domingo (15/8). A Neoenergia informou que foi identificado um defeito em componentes da rede nas mediações das quadras 910/911 Norte. Com isso, moradores das SQN 209 a 212 e 409 a 412, EQN 408/409, SGAN 607 a 610 e Colina UnB ficaram sem luz. Algumas áreas foram afetadas por mais de três horas.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que foi acionado para atender uma ocorrência de explosão na subestação de energia da 910/911 Norte. Após chegar ao local, a corporação declarou que o rompimento de um fio de alta tensão causou um incêndio e que por isso o fornecimento de energia foi desligado, para a execução de reparos com segurança. O fato foi confirmado pela Neoenergia.
Moradores das quadras próximas disseram ao Metrópoles ter ouvido três explosões no local e que houve incêndio na área. Segundo eles, não faltou energia nas residências mais próximas.
A Neoenergia Distribuição Brasília informou, por meio de nota, que às 11h47 a Central de Operações Integradas foi chamada para atendimento emergencial nas imediações da 910/911 Norte. Segundo a empresa, o fornecimento foi restabelecido às 13h38 na maior parte das áreas afetadas.
Moradores das quadras 216/416 Norte relataram que o fornecimento de energia foi normalizado às 15h16. A luz chegou a voltar por volta das 15h, mas houve nova interrupção dois minutos depois.
Esta é a segunda vez que eles ficam sem luz em cinco dias. Entre quarta e quinta (11 e 12/8), a região ficou por mais de 20 horas sem energia elétrica.
A queda por quase um dia inteiro foi causada por um defeito estrutural na rede subterrânea da região. Moradores disseram que alimentos estavam estragando na geladeira e que ficaram impedidos de trabalhar, estudar e realizar outras atividades com uso de aparelhos eletrônicos.
O administrador Bruno Chaves Pinho Borges, morador da 216 Norte, afirmou que a falta de energia deste domingo atrapalhou não apenas o seu dia de descanso, mas também o cotidiano da família. “Meus pais são idosos, minha mãe está cheia de dores na perna. E são cinco andares para subir. Hoje e da última vez. Essa falta de luz é só dor de cabeça.”
“Deixei a bateria portátil do celular carregando na casa de uma amigo na Vila Planalto, para pegar mais tarde, caso não volte”, afirmou o administrador Thiago Treigher, também morador da 216 Norte.
A Neoenergia disse, por nota, que quatro equipes da concessionária estavam de prontidão e foram “mobilizadas imediatamente para atuar na ocorrência”. Às 15h, os funcionários da empresa permaneciam no local trabalhando para sanar o problema.