metropoles.com

Rollemberg prometeu que não haveria derrubada no Altiplano Leste

Durante a campanha de 2014, o ainda candidato afirmou, em visita ao condomínio Estâncias Quintas do Alvorada, que era preciso diferenciar os grileiros dos moradores e que, caso vencesse a eleição, usaria o “bom senso” para não deixar as famílias desabrigadas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
rollemberg
1 de 1 rollemberg - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Moradores do condomínio Estância Quintas da Alvorada estão revoltados com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Nas redes sociais estão divulgando um vídeo, que teria sido feito durante a campanha eleitoral de 2014, durante uma visita do então candidato à região. A gravação mostra um compromisso assumido pelo socialista de não fazer derrubadas no local. Quase dois anos depois, os ocupantes de cerca de 200 casas no condomínio foram surpreendidos, na segunda-feira (15/8), com os tratores da Agência de Fiscalização (Agefis).

Na ocasião, Rollemberg afirmou que era preciso diferenciar os grileiros dos moradores e que usaria o “bom senso” para não deixar as famílias desabrigadas. “Eu posso garantir a vocês que nós não vamos ensejar a derrubada de casa nenhuma. Isso aqui tem que ser regularizado. Isso é óbvio, questão de bom senso. Temos que parar com esse lenga lenga que virou a regularização de condomínios”, prometeu na gravação de mais de sete minutos.

Confira o vídeo abaixo:

 

No vídeo feito por um morador, o governador até pede que o discurso seja gravado para que a população possa cobrar as promessas em um futuro próximo.

Indignados, na manhã desta terça (16), cerca de 500 moradores fizeram barricadas e fecharam a DF-001, principal via de acesso ao condomínio. “Nos sentimos traídos. Quando era candidato, Rodrigo Rollemberg esteve aqui e nos prometeu que não haveria derrubada. Agora, de forma arbitrária, ele mandou a Agefis aqui, sem nos dar sequer o direito de defesa”, desabafou Lila Paula de Souza, servidora pública, 37 anos, que mora desde 2010 no Estância Quintas do Alvorada.

Lista deve ser divulgada
Segundo a Agefis, a desocupação tem o respaldo da ação civil pública n° 29.041, de 1994, impetrada pelo governo do DF. No ano passado, esse instrumento processual determinou que o perímetro do Condomínio Estância Quintas da Alvorada — como passou a se chamar a área ocupada irregularmente — é público, ficando, portanto, proibido erguer edificações no local. Sobre essa decisão não cabe mais recurso.

Os ocupantes têm três liminares: uma delas destinada a garantir que duas portarias de acesso ao condomínio não sejam derrubadas, e duas para proteger as habitações. Em uma quarta liminar, que teve o pedido recusado pela Justiça, o magistrado solicitou que o governo divulgue a lista (caso ela exista) das casas que serão derrubadas, para os moradores não serem pegos de surpresa. A decisão judicial foi assinada na segunda (15).

 

Área pública
De acordo com a Terracap, há um projeto de expansão urbana para a área, mas ainda sem data definida de início. Segundo a agência, ele só poderá começar depois da remoção total das construções irregulares.

Segundo a Agefis, os imóveis foram construídos em área pública, de propriedade da Terracap. Os moradores se mobilizam para tentar uma liminar da Justiça para interromper a derrubada. Nessa primeira fase, imóveis em construção ou vazios estão sendo derrubados. Duas casas de dois andares e área de lazer em construção foram ao chão.

A Agefis explicou que a identificação das construções irregulares é feita por geoprocessamento, utilizando imagens de satélite. De acordo com o órgão, o terreno, de 2.313.122 metros quadrados, vinha sendo ocupado irregularmente desde 2008.

À reportagem, o GDF informou que “há uma decisão judicial e recomendação do Ministério Público que obrigam o Governo de Brasília a realizar a desobstrução da área e a não permitir nenhuma edificação no local.  Na ação atual, a Agência de Fiscalização está promovendo a recuperação de áreas ocupadas apenas por casas em construção e não habitadas”. No entanto, ao ser questionado sobre a promessa de campanha e Rollemberg, o Palácio do Buriti não se manifestou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?