metropoles.com

Rollemberg planta árvores no Parque da Cidade para homenagear pioneiros

Governador fez o plantio de algumas mudas durante a inauguração de memorial dedicado aos que ajudaram na construção de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Rollemberg
1 de 1 Rollemberg - Foto: Michael Melo/Metrópoles

“Será, só imaginação?”. A música eternizada pela Legião Urbana foi a primeira entoada pela banda da Polícia Militar em um ato que homenageou os pioneiros de Brasília. O trecho da música tende a uma incredulidade dos construtores de Brasília pela demora da criação do Memorial Bosque dos Pioneiros, inaugurado pelo governador Rodrigo Rollemberg, neste sábado (30/1), no estacionamento 2 do Parque da Cidade.

Michael Melo/Metrópoles
Márcia, Tereza e Rodrigo Rollemberg na cerimônia no Parque da Cidade *Michael Melo/Metrópoles**

“Será, que nada vai acontecer?”, questionavam os pioneiros durante os últimos anos. E tudo nasceu graças ao esforço deles próprios. Graças a Associação dos Candangos Pioneiros de Brasília, juntamente com a Novacap. Rodrigo Rollemberg assinou o termo como testemunha e fez homenagens aos seus familiares que o trouxeram para a cidade.

“Será, que é tudo isso em vão?”. Longe disso. A emoção tomou conta dos pioneiros, que foram homenageados. Além daqueles que homenagearam os que não puderam estar presentes. O plantio das árvores por mãos calejadas e já desgastadas por construir Brasília há 55 anos, mostrou que nada daquilo foi em vão, passando um filme na cabeça de cada um durante os discursos feitos pelos próprios pioneiros .

“Será que vamos conseguir vencer?”. O Memorial não deixa de ser uma vitória. Ao todo serão plantadas 3,5 mil árvores por todo do Distrito Federal, sempre com referência aqueles que tiveram o trabalho de erguer a cidade.

“É um evento com objetivo de reconhecer os pioneiros que tiveram um trabalho fundamental para a nossa cidade. E apreender com o exemplo dele, de compromisso, de amor a causa pública, para que possamos superar os desafios presentes”, explicou o governador em conversa com os jornalistas após a cerimônia.

Durante o evento, foram feitas diversas homenagens ao patriarca Juscelino Kubistchek, citando, inclusive, o ex-deputado Carlos Murilo, primo do ex-presidente. Um dos pioneiros, em seu discurso, chegou a confundir, por duas oportunidades, o nome de Márcia Rollemberg, esposa do governador, com Sarah Kubistchek.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?