metropoles.com

Rollemberg muda projeto do Uber: proíbe diesel e permite até sete passageiros nos utilitários

Depois de ficar estacionado no Buriti dois dias além do previsto pelo governador, a proposição chega à Câmara Legislativa em regime de urgência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
uber
1 de 1 uber - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O projeto que prevê a regulamentação do Uber no Distrito Federal chegou à Câmara Legislativa em regime de urgência, na tarde desta quarta-feira (18/11). O governo havia prometido, inicialmente, protocolar o documento na última segunda-feira, mas precisou fazer alterações. Entre elas, a que limita o uso de biocombustível para os veículos do aplicativo online. Com a nova redação, fica especificado o uso de gasolina, gás natural e álcool. O diesel está fora da relação.

O governo mudou ainda a limitação de passageiros por carro. A previsão de levar somente cinco pessoas prejudicava os proprietários de utilitários. Por isso, agora, o máximo permitido é de sete clientes por viagem. O projeto ficou estacionado no Buriti por mais tempo do que o previsto para o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) fazer ajustes na redação do texto.

A equipe técnica sanou os problemas e manteve as regras de os carros terem no máximo cinco anos, serem de luxo — hoje conhecidos como categoria black — e não pararem, em hipótese alguma, nas vagas e nos pontos destinados aos táxis.

Servidores públicos não podem conduzir os veículos, e a única forma de pagamento aceita será o cartão de crédito informado no aplicativo. O valor final pela locomoção poderá ser definido antes ou após a prestação do serviço, e as tarifas serão estipuladas pelas próprias empresas. O valor da tributação será definido em regulamentação posterior.

Cabe agora aos deputados apresentarem emendas ou aceitarem o que o grupo de trabalho do Executivo elaborou após 90 dias de reuniões. O projeto chega à Casa um dia depois de os deputados terem iniciado a votação de projetos do governo para aumento da arrecadação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?