metropoles.com

Rollemberg lista causas do racionamento: “Crise sem precedentes”

Crescimento desordenado do solo, aumento populacional e falta de investimentos em captação e tratamento de água foram motivos apontados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Principe do Japão
1 de 1 Principe do Japão - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) participou como mediador do painel Crise Hídrica no Brasil no 8º Fórum Mundial da Água, nesta terça-feira (20/3), e apontou as causas do racionamento na capital do país, iniciado há um ano. Segundo o chefe do Executivo, “a crise hídrica sem precedentes” é resultado do crescimento desordenado do solo, aumento populacional, a falta de investimentos públicos em captação e tratamento de água nos últimos 16 anos e nível de chuvas abaixo do esperado.

Durante sua explanação, Rollemberg voltou a dizer que o evento deve deixar um legado para a população de Brasília. Ele reafirmou que, com reservatórios acima da capacidade média e o encerramento de obras em Corumbá IV, o racionamento vai acabar em 2018. O governador, porém, não estipula prazo nem datas.

A água se transformou em um problema mundial. É raro um país em que alguma região não viva em nenhum momento um problema de escassez hídrica. Aqui em Brasília não é diferente

Rodrigo Rollemberg, governador do Distrito Federal

O evento teve início às 11h e contou com a participação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e do presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga.

Nathália Cardim/Metrópoles
Rollemberg como mediador no fórum

Segundo o ministro da Integração Nacional, 907 municípios sofrem com a escassez total ou parcial de água. O número corresponde a 16% do total de cidades do país, ou uma a cada seis. “A seca faz parte da história e da cultura do nosso país e não se resume mais ao Nordeste”, disse Helder Barbalho.

Mais cedo, o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito (foto em destaque), foi recebido pelo governador na Expo, espaço do fórum localizado no estacionamento do Mané Garrincha. Após visita ao local, Naruhito e Rollemberg plantaram uma muda de árvore.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?