metropoles.com

Rollemberg institui gabinete de crise após desabamento de viaduto

O governador reuniu autoridades para definir os próximos passos após acidente na área central de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
viaduto2
1 de 1 viaduto2 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) se reuniu com representantes de diversas áreas do governo para decidir quais providências serão tomadas após o desabamento de viaduto no Eixão Sul nesta terça-feira (6/2).

Às 15h, Rollemberg, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER), Henrique Luduvice, e representantes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) chegaram ao gabinete do governador.

Eles compõem parte do “gabinete de crise” instituído para tratar do assunto. De acordo com o DER, até o momento não é possível estimar o prejuízo provocado pelo desabamento, mas serão feitos escoramentos a fim de evitar novo deslizamento.

Após o acidente, Rollemberg compareceu à Galeria dos Estados, onde, no fim da manhã, parte do viaduto que passa pelo local caiu após o asfalto do Eixão Sul ceder. Segundo inspeção preliminar do Corpo de Bombeiros, não houve vítimas. Foram encontrados quatro veículos que estavam estacionados – dois deles completamente soterrados.

“As informações iniciais apontam que não há vítimas, e isso é o mais importante neste momento. Agora vamos ver o que é necessário para recuperar esta área”, disse Rollemberg. “São viadutos antigos. Desde o começo do governo, fizemos manutenção em oito, mas, infelizmente, este ainda não tinha recebido [reparos]”, acrescentou o chefe do Executivo.

O subsecretário de Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, coronel Sérgio Bezerra, alertou para os cuidados neste primeiro momento, em especial quanto à possibilidade de ainda serem encontradas vítimas.

“A Defesa Civil recomenda que o expediente administrativo da Esplanada dos Ministérios e dos Setores Bancários Sul e Norte seja encerrado um pouco mais cedo para evitar engarrafamentos e dificuldade de acesso ao Hospital de Base e ao Hran [Hospital Regional da Asa Norte]”, disse Bezerra.

Mesmo sem registro de vítimas, o Hospital de Base e o Hran estão preparados para atuar, de acordo com informações da Secretaria de Saúde. Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) mantém quatro equipes no local.

O trânsito na área central do Plano Piloto foi interditado para garantir a segurança da população e permitir o trabalho das equipes. Não há previsão de quando será liberada. O local foi isolado pela PMDF, e os bombeiros, com o apoio de cães farejadores, vasculham a área para confirmar que não há vítimas. (Com informações da Agência Brasília)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?