Rodoviários da Viação Marechal cruzam os braços nesta quarta-feira
Empresa atende Taguatinga, Vicente Pires, Guará, Gama, Samambaia, Estrutural, Ceilândia, Recanto e Plano Piloto. Greve do metrô continua
atualizado
Compartilhar notícia
Os ônibus da Viação Marechal, no Distrito Federal, não saíram das garagens, na manhã desta quarta-feira (21/4). Em nota, a empresa informou que, “após o Governo do Distrito Federal não ter feito o repasse referente à primeira quinzena de abril, a Auto Viação Marechal não quitou o adiantamento salarial que deveria ter sido pago no dia 20. A empresa tentou negociar, mas foi surpreendida, na manhã desta quarta-feira, com uma paralisação promovida pelo do Sindicato dos Rodoviários”.
A viação acrescentou que, “nos últimos meses, o GDF realizou os repasses corretamente, o que garantiu o pagamento dos salários dos trabalhadores. Sem o recurso, a empresa não tem condições de arcar com os compromissos”.
Segundo a Marechal, a receita da empresa diminuiu em 40%, devido ao surto pandêmico. “A crise causada pela pandemia reduziu o número de passageiros, mas a empresa continuou operando com 100% da frota, não reduziu salários ou suspendeu contratos”, destacou.
As linhas da Marechal atendem às regiões de Taguatinga, Vicente Pires, Guará, Gama, Samambaia, Estrutural, Ceilândia, Recanto das Emas e Plano Piloto. O Metrópoles apurou que as paradas de ônibus dessas cidades estão lotadas. A situação é agravada por causa da greve dos metroviários. Neste feriado, há apenas três trens em circulação no Distrito Federal.
Responsabilidade
A Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) esclareceu que “o pagamento de salários e benefícios aos rodoviários é de responsabilidade da própria empresa, que dispõe de outros recursos para o cumprimento dessas obrigações. A Semob informa, ainda, que serão aplicadas as devidas penalidades pelo não cumprimento das tabelas horárias programadas.”
O órgão acrescentou que o GDF “está acompanhando a situação e determinou às demais operadoras para que reforcem as viagens das linhas que passam pela área operacional da Marechal, visando oferecer opção de transporte naquela região.”