metropoles.com

Risco de descarrilamento: CLDF alerta para fissura em trilho do metrô

Comissão de Transporte da Câmara Legislativa enviou alerta para o Metrô-DF com pedido de manutenção urgente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Trilho do metrô - Metrópoles
1 de 1 Trilho do metrô - Metrópoles - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Informações recebidas pela Câmara Legislativa (CLDF) denunciam que um trecho dos trilhos do metrô do Distrito Federal rachou, na altura de Ceilândia. A situação abriria a possibilidade, inclusive, para risco de descarrilamento ou de acontecerem outros tipos de acidentes na área. O Metrô-DF nega os riscos e informou que tudo não passa de um procedimento padrão (leia a nota completa no fim deste texto).

O trilho com a fissura fica próximo à estação Ceilândia, na altura do sinaleiro C, no sentido da Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto).

A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da CLDF recebeu detalhes a rachadura e encaminhou um alerta à Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF).

Veja imagens:

3 imagens
Vagões passam sobre ponto danificado
Comissão da CLDF considera haver risco de acidente grave
1 de 3

Trecho de trilho do metrô que rachou, na altura de Ceilândia

Material cedido ao Metrópoles
2 de 3

Vagões passam sobre ponto danificado

Material cedido ao Metrópoles
3 de 3

Comissão da CLDF considera haver risco de acidente grave

Material cedido ao Metrópoles

Presidente da CTMU, o deputado distrital Max Maciel (PSol) considera a situação “extremamente e perigosa” e que a Metrô-DF precisa adotar as medidas necessárias à manutenção do sistema.

“A situação pode colocar em risco os passageiros, pela chance de descarrilamento do trem, sobretudo na hora de pico, quando o trem está mais pesado”, afirmou o parlamentar.

Além de criticar o serviço de manutenção do modal, executado por empresa terceirizada, o deputado critica a falta de “amplo investimento” em infraestrutura e segurança. “[A conservação do metrô] tem se mostrado pouco eficiente, dada a série de problemas recorrentes pelos quais ele tem passado”, completou.

O Metrópoles entrou em contato com a Metrô-DF, que se manifestou por meio de nota. Leia abaixo, na íntegra:

O Metrô-DF informa que não há rachaduras no trilho na região de Ceilândia. O que aparece na fotografia veiculada pelo portal Metrópoles é uma JIC – junta isolante colada. Trata-se de uma interrupção no prolongamento do trilho.

Essa interrupção se dá para isolar, eletricamente, porções de trilhos. E isso é necessário exatamente para garantir a segurança da operação, garantindo que os circuitos de via sejam adequadamente isolados e não permitindo que trens avancem no “espaço” dedicado a outros trens.

Há algumas centenas de JICs ao longo das vias do metrô, verificadas em muitos metrôs ao redor do mundo e não trazem o menor risco de descarrilamento. Portanto, trata-se de uma situação completamente normal, faz parte do projeto, nada tem a ver com rachadura no trilho.

A Companhia reitera o compromisso com a segurança do sistema e dos usuários e reprova qualquer tentativa de criar um alarmismo desnecessário, sem base de conhecimento técnico sobre o transporte metroferroviário.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?