metropoles.com

Risco de desabamento: Defesa Civil interdita Casa da Mulher Brasileira

A recomendação de empresa especializada em edificações é que o local seja desocupado completamente a partir desta sexta-feira (13/4)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Araújo/Agência Brasília
Casa da Mulher Brasileira
1 de 1 Casa da Mulher Brasileira - Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

A Casa da Mulher Brasileira (CMB), na 601 Norte, será interditada a partir desta sexta-feira (13/4). A recomendação de proceder à “desocupação total do empreendimento” está no 1º Relatório Técnico emitido pela Fundações e Recuperação de Estruturas (Fundex), empresa contratada pelo Banco do Brasil para acompanhamento e diagnóstico das patologias verificadas na edificação.

Há ainda o aval da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres. A Defesa Civil fará a interdição do prédio, que custou R$ 8 milhões aos cofres públicos e foi inaugurado em 2015.

Segundo nota da Secretaria Adjunta de Política para as Mulheres, que coordena a Casa, os serviços de atendimento à mulher serão suspensos para as obras de melhoria do espaço. As vítimas de violência poderão recorrer à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), na Entrequadra 204/205 Sul, para registrar ocorrências de agressão.

“A pasta está tomando todas as providências para que o serviço da CMB seja, temporariamente, realizado em outro local”, informou a assessoria da secretaria, por meio de nota.

A Casa da Mulher Brasileira foi criada para prestar atendimento humanizado ao público feminino. O mesmo espaço integra serviços especializados para quem sofreu algum tipo de violência.

Construído pelo governo federal, o local oferece apoio psicossocial e conta com unidades: da Delegacia de Atendimento à Mulher; do Juizado Especializado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; e da Promotoria Pública Especializada da Mulher, entre outras.

Inauguração
A Casa da Mulher Brasileira foi inaugurada em 2015, com a presença da então presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB). À época, foi a segunda unidade do país aberta para acolher a população feminina em situação de vulnerabilidade.

Em setembro de 2016, uma tempestade derrubou parte do teto do prédio. Espaços do local ficaram alagados e a luz precisou ser desligada para evitar incidentes.

A CMB de Brasília tem 3,5 mil metros quadrados de área construída, além de capacidade para atender até 250 pessoas por dia.

A primeira das 27 unidades previstas nas capitais brasileiras foi aberta em 3 de fevereiro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?