Risco de contágio: pessoas fazem fila em unidade de saúde do DF
Pacientes da rede pública aguardavam, bem próximas umas das outras, para retirar medicamentos bancados pelo GDF
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo gravado na manhã desta quinta-feira (02/04), que circula nas redes sociais, mostra uma fila extensa de espera para o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 04, no Recanto das Emas. Na filmagem, realizada por um homem que passava no local, ele pergunta o motivo da aglomeração e todos dizem esperar pela farmácia.
“Movimento intenso aqui, as pessoas bem próximas umas das outras”, narra. Na gravação, é possível ver que, além da fila, há uma tenda com várias pessoas sentadas em cadeiras bem próximas umas das outras.
Procurada, a Secretaria de Saúde informou, por meio de nota, que a UBS nº 04 do Recanto das Emas tem um alto fluxo de atendimento e, por este motivo, “algumas medidas foram adotadas para evitar aglomerações neste período de enfrentamento ao coronavírus“.
Segundo o texto, a unidade realizou a marcação no piso para que as pessoas mantenham a distância de dois metros um do outro, “o que pode passar a impressão de uma fila maior”. A pasta ainda diz ter ampliado o número de atendentes e que passou realizar triagem, ainda na fila, para identificar a necessidade dos usuários.
O médico Marcio Coura, servidor da unidade, entrou em contato com a reportagem após a publicação da matéria para também explicar o caso. Segundo ele, a unidade “se organizou para colocar uma fila ao ar livre, com espaço entre as pessoas ao invés de deixá-las aglomeradas dentro da unidade”. Coura adicionou ainda que foi montado “um fluxo de triagem de sintomáticos respiratórios para que sejam isolados do resto dos pacientes e que entram e saiam da unidade o mais rápido possível”.