Riacho Fundo I tem sábado com vacinação drive-thru contra a gripe
As tendas foram montadas no estacionamento da Administração Regional e vão atender até 16h deste sábado (16/05). Confira o público-alvo
atualizado
Compartilhar notícia
Uma grande estrutura com tendas de atendimento separado para adultos e crianças foi montada no estacionamento lateral à Administração do Riacho Fundo I. É a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza que chega a sua segunda fase, com púbico-alvo ampliado após a primeira operação.
O atendimento se estenderá neste sábado (16/05) das 9h às 16h, em formato drive-thru. Serão atendidos adultos de 55 a 59 anos, professores e profissionais da área de educação (esses com comprovação funcional), crianças de 6 meses a menos de 6 anos de idade, gestantes, mães com até 45 dias de pós-parto e pessoas com deficiência.
Também poderá receber atendimento o público-alvo da primeira fase e os grupos prioritários que ainda não tenham tomado a vacina. São eles, entre outros, pessoas com mais de 60 anos, policiais e trabalhadores de saúde.
“Essa é uma reivindicação que recebemos da nossa população e levamos ao governador Ibaneis Rocha, que determinou a união dos órgãos competentes para solucionar a questão”, destaca a administradora do Riacho Fundo I, Ana Lúcia Melo. “É mais uma conquista para a nossa cidade.”
Não tem eficácia contra Coronavírus
A vacina da gripe protege contra diferentes grupos do vírus da gripe, incluindo o H1N1. No caso das vacinas administradas gratuitamente pelo SUS, protegem contra três tipos do vírus: gripe A (H1N1), A (H3N2) e Influenza tipo B, sendo conhecida como trivalente.
Em qualquer caso, a vacina não protege contra nenhum tipo de coronavírus, incluindo o causador da infecção Covid-19.
Geralmente, a vacina é aplicada por meio de uma injeção no braço e ajuda o corpo a desenvolver imunidade contra a gripe, evitando o surgimento de complicações relacionadas, como a pneumonia e outros problemas respiratórios, além de hospitalização e morte.
Para isso, a vacina expõe a pessoa a uma pequena dose do vírus inativado da gripe, que já é suficiente para “treinar” o sistema de defesa do corpo para se defender caso um dia venha a estar em contato com o vírus vivo.
Esta vacina é contraindicada a pessoas com hemorragia, síndrome de Guillain-Barré, problemas de coagulação do sangue como hemofilia ou manchas roxas na pele que surgem com facilidade, desordem neurológica ou doença cerebral.
Além disso, também não deve ser aplicada em pessoas com alergia ao ovo ou ao látex, sistema imune enfraquecido, como no caso de tratamentos do câncer ou se estiver usando remédios anticoagulantes.