metropoles.com

Revelado pelo Flamengo, ídolo do Brasiliense vende gás e água no DF

Aposentado desde 2014, Igor, artilheiro do Jacaré na Série A do Brasileirão, gerencia o próprio negócio em Vicente Pires

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Igor José Marigo de Castro gás
1 de 1 Igor José Marigo de Castro gás - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em 16 anos de carreira no futebol profissional, o ex-atacante Igor, 36 anos, ouviu centenas de vezes uma das principais cobranças dos técnicos: “Nas partidas, você tem que dar o gás”. Ao repetirem a expressão, os treinadores exigem que seus jogadores não percam a disposição em campo. “Até hoje não posso deixar o gás acabar”, brincou o ex-atleta revelado pelo Flamengo e ídolo do Brasiliense, cujo ganha-pão atualmente é a venda de botijões do combustível e de galões de água no Distrito Federal.

“Entrar no ramo de gás não é algo que eu planejei. Simplesmente aconteceu”, contou ao Metrópoles. Em junho de 2014, dois meses após levantar a inédita taça da Copa Verde pelo Brasília, Igor começou a se aposentar gradativamente. O ex-atacante, com passagens por São Caetano, Avaí e Coritiba, sequer percebeu que se despedia do futebol, aos 33 anos, “de modo precoce”. “Fui perdendo o interesse, deixando de me dedicar, naturalmente. Quando notei, já estava aposentado.”

Naquele momento, a vida após os últimos passes e dribles o assombrou. Igor não havia projetado o sustento pós-aposentadoria. Surgiu, então, a oportunidade de adquirir uma loja de gás e água. Ele não titubeou. Em três meses, a vida de atleta deu lugar à de entregador.

Engana-se quem pensa que o ex-atleta apenas se acomodou atrás de uma mesa, de onde não faz mais que dar ordens aos funcionários. “Também faço entregas, pego no batente. Principalmente, quando a demanda fica grande”, afirma. Para isso, ele usa uma picape de pequeno porte ou uma moto.

No trabalho, o ídolo do Brasiliense mantém a reputação que construiu em campo, a de bom moço: recebeu cartão vermelho apenas uma vez, em 16 anos. Por engano. “Em uma falta contra nós, o Deda (ex-jogador do Jacaré) empurrou um adversário na barreira. O juiz pensou que fui eu. Fiquei chateado demais naquele dia”, recordou. A expulsão ocorreu em 21 de maio de 2004, na vitória do Brasiliense por 3 x 2 contra o Avaí, no Estádio Serejão (Taguatinga), pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Quem confirma o temperamento calmo de Igor é um dos entregadores da loja, André Luiz Romão. “Ele é um patrão paciente, tranquilo. Não estressa com os funcionários”, elogia.

Idolatria
Igor chegou ao Flamengo em 1997, aos 16 anos, quando iniciou a carreira. Galgou da categoria juvenil — na qual jogou com Adriano Imperador — à profissional do clube, mas não venceu a concorrência de Liédson e Fábio Baiano no ataque rubro-negro. Desembarcou no Brasiliense, por empréstimo, em 2002. A intenção da diretoria rubro-negra, segundo ele, era dispensá-lo, tanto que os cartolas viram no Jacaré, à época recém-fundado e desconhecido no cenário nacional, a chance perfeita para se livrar do jovem de 21 anos.

“Fiquei com medo, ninguém conhecia o Brasiliense, não tinha badalação. Mas foi uma das melhores decisões da minha vida”, recordou o ex-atacante, que desembarcou no clube candango em 2002, logo após a equipe alcançar a façanha de chegar à final da Copa do Brasil — perdeu a decisão para o Corinthians.

Em 2004, Igor assumiu a titularidade no Brasiliense, que, à época, quatro anos após a fundação, atraía os holofotes no futebol nacional. O clube carimbou vaga para a elite do Brasileirão ao conquistar a Série B daquele ano e, em 2005, incomodou os principais times do país.

O ex-atacante terminou aquela edição como artilheiro da equipe, com 11 gols. A principal vítima dele? Os clubes paulistas: balançou a rede 10 vezes contra Palmeiras (três), São Paulo (três), Ponte Preta, São Caetano, Corinthians e Santos.

DJALMA VASSÃO/Gazeta Press
Igor comemora gol contra o Palmeiras, pela Série A do Campeonato Brasileiro de 2005

 

Velocidade
A artilharia na equipe não ocorreu por acaso, segundo o ex-zagueiro Jairo, companheiro de Igor no Jacaré. “Ele era muito novo e rápido, aparecia nas costas dos defensores com muita velocidade para marcar os gols”, descreveu o ex-jogador.

O Brasiliense caiu para a Série B naquele ano, mas, ainda assim, o ex-atacante marcou o torcedor. “Uma vez eu estava saindo de um supermercado quando um morador de rua, aparentemente muito embriagado, me abordou e perguntou se eu era atacante do Brasiliense”, narrou Igor. “Brinquei com minha mulher e disse: ‘Sou tão famoso que o homem não sabe quem é ele mesmo, mas se lembra de mim’”, contou.

Em 2006, Igor se transferiu para o São Caetano. Ele defendeu também o Avaí, Coritiba, três clubes do Irã — Zob Ahan, Aluminium Hormozgan e Rah Ahan — e o Brasília (onde encerrou a carreira). Mas em nenhum deles repetiu a fase goleadora do Brasiliense.

Além de se identificar com o Jacaré, o ex-jogador, que nasceu no município de Muriaé (MG), criou raízes na cidade: em 2014, escolheu Brasília para morar com a mulher e as duas filhas.

Quem é ele?
Nome: Igor José Marigo de Castro
Nascimento: 25 de agosto de 1981 (36 anos)
Local: Muriaé (MG)
Posição: Atacante
Altura: 1,74 m
Peso: 70 kg
Clubes anteriores: Flamengo (2002), CFZ-DF (2002 e 2003), Brasiliense (2004 e 2005), São Caetano (2006), Avaí (2006) e Coritiba (2007), Zob Ahan-IRÃ (2008-2011), Aluminium Hormozgan-IRÃ (2012), Rah Ahan (2012-2013) e Brasília (2014)
Títulos: Brasileiro da Série B de 2004 e Candangão (2004 e 2005), pelo Brasiliense; Brasileiro da Série B de 2007, pelo Coritiba; Copa do Irã (2008/2009), pelo Zob Ahan; e Copa Verde 2014, pelo Brasília

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?