Réveillon: música e show de fogos atraem brasilienses para a Esplanada
Desta vez, a festa vai contar com até 21 minutos de fogos de artifícios silenciosos
atualizado
Compartilhar notícia
A espera pela chegada de 2024 foi embalada por muita música e diversão na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Na noite deste domingo (31/12), milhares de brasilienses decidiram celebrar o Réveillon ao ar livre.
Desta vez, a festa vai contar com até 21 minutos de fogos de artifícios silenciosos. O espetáculo será a iluminação no céu da capital sem os estrondos sonoros. A expectativa é que 50 mil pessoas ocupem a Esplanada para comemorar mais uma passagem de ano.
Foram justamente os fogos que atraíram a família de Jussara Cardoso, de 45 anos, que fez a vontade dos filhos e sobrinhos. “Eu, particularmente, não gosto de coisas com muito movimento, mas é isso, fazemos tudo pelos filhos. Tudo pela família, para eles estarem juntos aqui”, comenta a mulher.
Cheia de expectativa pelo show luminoso, Maria Fernanda Freitas, de 11 anos, já pensa no futuro e veio de amarelo para atrair mais dinheiro em 2024. A prima Yasmin Araújo, de 14 anos, também espera um novo ano repleto de coisas boas e muita saúde e paz.
Jussara complementa o desejo: “Muita paz, muita luz. Um ano melhor que foi em 2023 e é isso, o futuro está aqui. A alegria de estar com essas crianças que botam fé em tudo”.
Outra integrante da família é Elis Regina Araújo, de 54 anos, que acredita na melhora da situação do país, principalmente na economia.
A programação do Réveillon Cidade Luz 2024 conta shows em quatro localidades: Esplanada dos Ministérios (área central de Brasília), na Praça dos Orixás (Lago Paranoá), na Praça da Bíblia (Ceilândia) e no Setor Recreativo (Planaltina).
Shows
Na Esplanada, grandes nomes da música brasileira subiram ao palco, como as duplas sertanejas Heverton e Heverson e Israel e Rodolffo, e a cantora Naiara Azevedo. O grupo de pop rock Roupa Nova ficará responsável pelo show da virada, marcado para as 22h40.
Maria Josilene, de 51 anos, é uma verdadeira apaixonada pela banda e a música Linda é a preferida. O gosto também inclui o seu marido, Adélio Moraes, e a filha Maria Cecília.
Eles estão casados há 23 anos e garantem mais amor para o novo ano. Além disso, os brasilienses querem se mudar de casa e ficar ainda mais perto da família. “A gente ama o Gama, mas queremos sair e ir para algum lugar mais perto dos irmãos, que vivem em Taguatinga”, afirma Maria Josilene.
Policiamento reforçado
As forças de segurança do DF definiram no começo da semana as estratégias para atuação nos pontos das festividades de Réveillon. A área de maior impacto foi a Esplanada dos Ministérios, que está fechada desde o fim da noite desse sábado (30/12).
“Nosso planejamento foi elaborado com atenção aos eventos programados, de forma integralizada e participação efetiva de todos os envolvidos. O objetivo é garantir a segurança e a tranquilidade do público nas festividades da virada do ano”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Os eventos são monitorados pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 30 órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal (GDF) voltados para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização.