Retomada do ano legislativo muda esquema de segurança na Esplanada
A Secretaria de Segurança Pública coordena ação que envolve o Detran, bombeiros e as polícias Militar e Civil
atualizado
Compartilhar notícia
A forças de segurança do DF vão atuar de forma integrada nesta segunda-feira (1º/2), data da retomada do ano legislativo no Congresso Nacional, com previsões de manifestações.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) coordena a operação que envolve a Polícia Militar do DF (PMDF), que, com apoio do Departamento de Trânsito (Detran), fará intervenções no trânsito.
Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) terá pontos de atendimento no local, enquanto a Polícia Civil do DF (PCDF) reforçará o efetivo da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), responsável pela região.
De acordo com a SSP, haverá reforço do policiamento em toda a Esplanada e toda a movimentação será monitorada, em tempo real, pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).
“O planejamento prévio e integrado faz parte das atribuições da SSP e é extremamente necessário para garantia da segurança de todos”, ressalta o secretário executivo de Segurança Pública, Júlio Danilo.
Alterações no trânsito
Os dois sentidos da Esplanada dos Ministérios estarão interditados para veículos a partir da madrugada de segunda-feira (1º/2), da altura da Catedral até o viaduto da N1 com a avenida L4 Sul (próximo ao quartel dos bombeiros).
A reabertura das vias dependerá da finalização das votações e avaliação do cenário. De acordo com o comandante do Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã de Oliveira, o objetivo é garantir a segurança de todos.
A interdição se estende da L4 até a L2. Os motoristas que trafegam pela S1, via que dá acesso à Praça dos Três Poderes, serão desviados para a L2 Sul, na altura da Catedral de Brasília. Quem passar pela L4 Norte deverá seguir pela via no sentido Asa Sul.
Na altura do Quartel do Corpo de Bombeiros, o trânsito ficará interditado. Como alternativa aos bloqueios, os motoristas poderão circular pelas vias S2 e N2, que ficam atrás dos ministérios.
Os estacionamentos dos prédios ministeriais poderão ser utilizados. Os bolsões de estacionamento ficarão disponíveis, como as vagas dos setores de Autarquia Norte e Sul.
O Detran adverte: é importante estacionar somente em locais permitidos. As equipes de fiscalização farão controle de tráfego e fiscalização.
Revistas
Policiais militares farão linhas de revista próximas à Catedral, na altura da Alameda das Bandeiras e próximo às escadas dos ministérios, nos dois lados na Esplanada.
O quadrante entre o Teatro Nacional e a L2 Norte estará reservado para os ônibus que levarão os participantes. Não será permitido acessar a Praça dos Três Poderes e o quadrante em frente ao Congresso Nacional.
Não será permitido portar objetos perfurantes ou cortantes, como vidros, nem fogos de artifício, hastes para bandeiras e qualquer outro material que possa causar ferimentos. Outra restrição é ao uso de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada.
Cuidados necessários
O CBMDF recomenda, em caso de sol forte e temperaturas elevadas, como ocorreu nos últimos dias, o uso de roupas leves, protetor solar, bonés ou chapéus. Também é aconselhável ingerir bastante água.
Equipes da corporação estarão em diferentes pontos da Esplanada e poderão ser acionadas. Haverá ainda um posto de comando para atendimento pré-hospitalar, incêndio e salvamento. Permanece a recomendação de, perante qualquer emergência, ligar para o telefone 193.
Manifestações
No domingo (31), há previsão de manifestações na via S1, a partir das 9h. As vias poderão ser interditadas parcialmente, ou totalmente, durante a realização dos atos.
Os movimentos serão acompanhados pela PMDF e CIOB. (Com infomações da SSP)