metropoles.com

Retomada do ano legislativo muda esquema de segurança na Esplanada

A Secretaria de Segurança Pública coordena ação que envolve o Detran, bombeiros e as polícias Militar e Civil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
camara dos deputados
1 de 1 camara dos deputados - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A forças de segurança do DF vão atuar de forma integrada nesta segunda-feira (1º/2), data da retomada do ano legislativo no Congresso Nacional, com previsões de manifestações.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) coordena a operação que envolve a Polícia Militar do DF (PMDF), que, com apoio do Departamento de Trânsito (Detran), fará intervenções no trânsito.

Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) terá pontos de atendimento no local, enquanto a Polícia Civil do DF (PCDF) reforçará o efetivo da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), responsável pela região.

De acordo com a SSP, haverá reforço do policiamento em toda a Esplanada e toda a movimentação será monitorada, em tempo real, pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

“O planejamento prévio e integrado faz parte das atribuições da SSP e é extremamente necessário para garantia da segurança de todos”, ressalta o secretário executivo de Segurança Pública, Júlio Danilo.

Alterações no trânsito

Os dois sentidos da Esplanada dos Ministérios estarão interditados para veículos a partir da madrugada de segunda-feira (1º/2), da altura da Catedral até o viaduto da N1 com a avenida L4 Sul (próximo ao quartel dos bombeiros).

A reabertura das vias dependerá da finalização das votações e avaliação do cenário. De acordo com o comandante do Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã de Oliveira, o objetivo é garantir a segurança de todos.

A interdição se estende da L4 até a L2. Os motoristas que trafegam pela S1, via que dá acesso à Praça dos Três Poderes, serão desviados para a L2 Sul, na altura da Catedral de Brasília. Quem passar pela L4 Norte deverá seguir pela via no sentido Asa Sul.

Na altura do Quartel do Corpo de Bombeiros, o trânsito ficará interditado. Como alternativa aos bloqueios, os motoristas poderão circular pelas vias S2 e N2, que ficam atrás dos ministérios.

Os estacionamentos dos prédios ministeriais poderão ser utilizados. Os bolsões de estacionamento ficarão disponíveis, como as vagas dos setores de Autarquia Norte e Sul.

O Detran adverte: é importante estacionar somente em locais permitidos. As equipes de fiscalização farão controle de tráfego e fiscalização.

Esquema de trânsito para esta segunda-feira (1º/2)
Motoristas devem trânsitar pelas vias atrás dos ministérios
Revistas

Policiais militares farão linhas de revista próximas à Catedral, na altura da Alameda das Bandeiras e próximo às escadas dos ministérios, nos dois lados na Esplanada.

O quadrante entre o Teatro Nacional e a L2 Norte estará reservado para os ônibus que levarão os participantes. Não será permitido acessar a Praça dos Três Poderes e o quadrante em frente ao Congresso Nacional.

Não será permitido portar objetos perfurantes ou cortantes, como vidros, nem fogos de artifício, hastes para bandeiras e qualquer outro material que possa causar ferimentos. Outra restrição é ao uso de drones sem autorização no espaço aéreo da Esplanada.

Cuidados necessários

O CBMDF recomenda, em caso de sol forte e temperaturas elevadas, como ocorreu nos últimos dias, o uso de roupas leves, protetor solar, bonés ou chapéus. Também é aconselhável ingerir bastante água.

Equipes da corporação estarão em diferentes pontos da Esplanada e poderão ser acionadas. Haverá ainda um posto de comando para atendimento pré-hospitalar, incêndio e salvamento. Permanece a recomendação de, perante qualquer emergência, ligar para o telefone 193.

Manifestações

No domingo (31), há previsão de manifestações na via S1, a partir das 9h. As vias poderão ser interditadas parcialmente, ou totalmente, durante a realização dos atos.

Os movimentos serão acompanhados pela PMDF e CIOB. (Com infomações da SSP)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?