metropoles.com

Residente denuncia falta de médicos e problemas na pediatria do HUB

Em documento encaminhado à ouvidoria do hospital, há reclamações sobre a falta de pessoal, principalmente nas UTIs e UCIs

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ascom/HUB
HUB
1 de 1 HUB - Foto: Ascom/HUB

O programa de residência médica pediátrica do Hospital Universitário de Brasília (HUB) virou alvo de reclamação por parte de alguns funcionários do local. De acordo com uma denúncia encaminhada à ouvidoria da unidade, os problemas envolvem falta de médicos, estagiários e atendimento.

O HUB é um hospital-escola vinculado à Universidade de Brasília (UnB) e sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSEHR).

De acordo com o texto, com o término dos contratos temporários e decisões institucionais houve a saída de alguns profissionais médicos da unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN). Assim, atualmente, de acordo com o texto, os pediatras gerais passaram a apoiar a equipe da neonatologia.

“Presenciei não apenas uma vez, escala fechada com dias vagos sem nenhum médico escalado para o local, obrigando o médico do dia anterior a se manter no plantão compulsoriamente, por vezes sendo submetido a escalas de 36h seguidas. Reitero que essa situação se repetiu mais de uma vez, motivou afastamentos devido ao impacto emocional gerado, comprometendo ainda mais a assistência e a quantidade de profissionais médicos disponíveis ao serviço”, diz uma das residente que assinou o documento.

Segundo a funcionária, há cerca de um mês, a unidade foi recategorizada para unidade de cuidados intermediários neonatais (UCIN), por falta de recursos humanos  para permanecer com pacientes críticos — que seriam atendido por uma UTIN.

Além disso, o texto encaminhado à ouvidoria reclama que os problemas afetam a capacidade de ensino do hospital.

“Desta forma, peço auxílio para que a situação se resolva de forma adequada, para que o HUB volte a se tornar um serviço de referência de respeito, um ambiente que respeite e preze pelo ensino, uma vez que está é a prerrogativa de um serviço de Hospital Escola”, finaliza o texto.

O outro lado

Procurado, o HUB informou que a equipe médica da neonatologia possui  colaboradores com afastamentos legais, principalmente de licença maternidade, além de aposentadoria e exoneração a pedido. “Estes afastamentos, somados a outros pontuais como de Covid-19, resultaram em déficit de profissionais na escala, necessários para a manutenção do funcionamento da UTI Neonatal, conforme legislação vigente”, diz a unidade, em nota.

O HUB informou que trabalha para resolver a situação. “Desde o início dos afastamentos por gestação e lactação, o HUB vem tentando realizar a convocação de novos profissionais para repor o quadro, tanto com a lista local quanto a nacional, que contempla médicos de outros Estados, e mesmo assim não foi suficiente para recompor o quadro mínimo de neonatologistas. A outra opção é realizar o Processo Seletivo Simplificado, que não pode ser feito em função do período eleitoral.”

Em relação a reclassificação da UTIN para UCIN, o hospital afirmou que as escalas foram reajustadas para que o serviço de cuidados com recém-nascidos não sofra prejuízos na sala de parto, na UCIN e nem nos demais ambientes pediátricos.

“A Secretaria de Saúde do Distrito Federal foi notificada e está ciente de todos os encaminhamentos realizados pelo hospital. É de interesse do HUB a retomada do serviço de UTIN, o que acontecerá quando as profissionais afastadas retornarem da licença maternidade ou quando o Processo Seletivo Simplificado for realizado.”, completa o texto.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?