Republicanos pleiteia ter quatro secretarias do GDF na próxima gestão
Entre as pastas requeridas há a de Esportes. Secretarias da Família, Ciência e Tecnologia e Juventude já estão com indicados da sigla
atualizado
Compartilhar notícia
O Republicanos, partido da senadora eleita pelo Distrito Federal Damares Alves e de outros parlamentares eleitos para a Câmara dos Deputados, negocia o comando de, pelo menos, quatro secretarias do GDF para o próximo mandato. Além das pastas da Família; Ciência e Tecnologia; e Juventude, que já estão com indicados da sigla, há a intenção de assumir a secretaria de Esportes.
A Secretaria de Ciência e Tecnologia antes era comandada por Gilvan Máximo, que foi eleito como deputado federal pelo partido. Ele deve indicar um sucessor.
As pastas da Família e da Juventude também já têm nomes ligados ao Republicanos e a vontade do diretório regional é de manter desta forma.
O partido tem, ainda, a intenção de ter um indicado no comando da administração do Riacho Fundo 2. Também há a vontade de permanecer com os administrações do Varjão e do Lago Norte.
As movimentações do Republicanos visam as eleições de 2026. A sigla teria a intenção de lançar candidato próprio ao governo do DF e o nome de Damares Alves seria o mais cotado até o momento. E ter mais espaço no GDF fortaleceria a empreitada para angariar mais votos no próximo pleito.
Em nota, a sigla afirmou que, “no momento, não há qualquer definição sobre uma futura candidatura da senadora eleita Damares Alves para o governo do DF”. Além disso, acrescentou que “o partido faz parte da base do atual governo e que não tomará qualquer decisão sobre o tema sem antes dialogar com todos os partidos”.
Definições
O governador Ibaneis Rocha (MDB) deve anunciar o nome de todos os secretários escolhidos para a segunda gestão na próxima semana.
Veja nomes confirmados e cotados para compor as secretarias do GDF
“A transição, na minha visão, cumpriu a sua função de analisar dentro de cada uma das áreas de governo os seus projetos para 2023-2026 e, com certeza, nós temos mais condições de alcançar esses objetivos”, garantiu Ibaneis em agenda nesta quinta-feira (8/12).