Representantes do setor rejeitam nome de Cristiano Araújo para a Setur
Grupo enviou ao governador Ibaneis Rocha uma carta na qual 14 instituições se manifestam contra a possível nomeação do ex-deputado
atualizado
Compartilhar notícia
Líderes de entidades do setor turístico do Distrito Federal se posicionaram contrariamente à possível nomeação do ex-deputado distrital Cristiano Araújo (foto em destaque) para o comando da Secretaria de Turismo (Setur). Nesta sexta-feira (16/12), 14 instituições do segmento enviaram carta ao governador Ibaneis Rocha (MDB) em documento que manifesta desacordo com uma eventual nomeação do ex-parlamentar.
Leia:
Ofício by Metropoles on Scribd
No documento, o grupo ressaltou a boa relação dos representantes com a atual gestão do Executivo e destacou o desejo de continuar a parceria na realização de trabalhos.
Uma das entidades signatárias do documento, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal (Abih-DF) informou que não foi consultada em relação à escolha do governador.
“E considera inoportuna aos interesses do trade turístico eventual indicação do ex-deputado distrital Cristiano Araújo, por ele não possuir o alinhamento técnico e a expertise que o setor necessita neste momento de retomada. Embora seja uma escolha do governador, para a entidade, a mudança do perfil da pasta é temerária e poderá ser um retrocesso no andamento dos projetos iniciados”, destacou a Abih-DF, em nota.
A associação fez menção aos trabalhos da ex-secretária Vanessa Mendonça e do atual secretário, William Almeida, para elencar resultados alcançados nos últimos anos.
Entre eles, o fato de Brasília voltar a lançar candidatura para sediar grandes eventos, bem como a retomada de voos diretos entre a capital federal e destinos internacionais, como Buenos Aires e Lima.
“Além disso, depois de muito tempo, a Secretaria do Turismo conseguiu apresentar uma proposta orçamentária no valor de R$ 100 milhões para 2023, condizente com uma gestão que prioriza o turismo como fomentador do desenvolvimento econômico. Em caso de mudança, a Abih-DF torce para que o novo dirigente tenha o perfil adequado e o pragmatismo necessário para continuidade dos trabalhos iniciados”, completou a associação.
O governador Ibaneis informou que o nome de Cristiano Aráujo para a Setur está “bem encaminhado”, mas ainda não anunciou oficialmente quem administrará a pasta.