Renato Coelho é escolhido por Bolsonaro como novo juiz do TRE-DF
O nome do advogado, atualmente procurador do DF, veio a partir de lista tríplice feita pelo Pleno do TJDFT
atualizado
Compartilhar notícia
O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (3/9) traz o nome do advogado Renato Gustavo Alves Coelho para o cargo de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF). A escolha foi definida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
A preferência por Renato Coelho se deu a partir de uma lista tríplice indicada pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), para a segunda vaga do quinto constitucional. Rafael Freitas de Oliveira, Jainara Cristine Loiola de Sousa e Renato eram os nomes. O novo juiz desempenhará a função por dois anos.
Eles foram submetidos a Bolsonaro, que apontou Renato Coelho para a vaga. Ele ocupará o lugar do juiz eleitoral Erich Endrillo Santos Simas, cujo primeiro biênio terminou em 30 de julho.
Gustavo Coelho é formado em direito pelo UniCeub, com pós-graduação em direito constitucional pelo IDP. Atualmente, é procurador do Distrito Federal.
No dia 1º de setembro, o advogado Renato Guanabara Leal de Araújo já havia sido escolhido pelo presidente para outra vaga pelo quinto constitucional, também a partir de lista tríplice definida pelo Pleno do TJDFT. O nome dele saiu no DOU de quarta-feira (2/9).
A vaga foi decorrente do fim do mandato do juiz Telson Ferreira. Renato é procurador do Distrito Federal há 21 anos e filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Vicente Leal.