Relógio de Sol do Parque da Cidade é reformado e recebe novas cores; veja como ficou
Construído em concreto, sua face fica em direção ao Norte e ele só mostra as horas entre 5h e 19h, período de incidência de luz solar
atualizado
Compartilhar notícia
Monumento localizado no Parque Cidade e considerado patrimônio histórico da capital, o Relógio do Sol passa por manutenção nesses últimos dias. Já em fase de conclusão, a pintura refeita ganha um tom de azul anil e branco.
A Administração do Parque da Cidade recebeu o material da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e colocou a própria equipe para realizar o serviço.
“Essa é uma obra de extrema importância. Muita gente passa e não imagina que a revitalização do Relógio de Sol é um resgate de um patrimônio histórico da nossa cidade”, disse o administrador do Parque da Cidade, Silvestre Rodrigues.
O motorista autônomo Lucas Araújo de Souza Torres, 27 anos, mora no Pedregal, no Novo Gama. Quando está de folga, aproveita para brincar com o filho Artur, de 4 anos, no Parque da Cidade. “Aqui é um lugar muito tranquilo. Dá para caminhar ou correr e tomar uma água de coco”, conta.
“É uma ideia bem bacana e criativa. O relógio não tem os ponteiros, mas marca a hora certinha. É uma coisa diferente e que está ali para ser admirada”, disse Lucas.
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a obra contou com a colaboração técnica do astrônomo Marcomede Rangel Nunes, do Observatório Nacional. O Relógio de Sol, do Parque da Cidade, monumento que tem 33 anos, foi inaugurado em 1988 como parte das comemorações dos 28 anos de Brasília.
Construído em concreto; sua face fica em direção ao Norte, e ele só mostra as horas entre 5h e 19h, que é o período de incidência de luz solar em Brasília.
O Parque da Cidade passa por obras de manutenção desde 2019 e já recebeu reformas: o deck do pedalinho e o Castelinho.
Com informações da Agência Brasília