Sem Dom Sérgio, Catedral de Brasília retoma missas presenciais neste sábado
Retomada das atividades ocorre de forma gradual e igrejas do DF ainda registram pouco movimento de fiéis
atualizado
Compartilhar notícia
Dois meses após ter missas suspensas como medida de controle à propagação do novo coronavírus, a Catedral de Brasília retoma, neste sábado (06/06), as celebrações religiosas.
O encontro com os fiéis está marcado para ocorrer às 17h. Em seu retorno, a igreja anunciou uma série de medidas para garantir a segurança dos frequentadores das missas contra a Covid-19.
Entre as medidas anunciadas, não será realizada a oração do Pai-Nosso com os fiéis de mãos dadas, como de costume. Também não haverá o “abraço da paz”, quando os católicos se cumprimentam.
Público limitado
Apesar de ter lugares para receber 360 pessoas, a Catedral abrirá a cerimonia apenas para 120 católicos. A redução no número de fiéis durante as celebrações é uma das recomendações do Governo do Distrito Federal (GDF) para o retorno das atividades em meio à pandemia.
Não poderão comparecer à missa crianças com menos de 12 anos e adultos com mais de 60 anos. As faixas etárias correspondem ao grupo de risco do novo coronavírus. Para participar, o fiel deverá preencher um formulário no site da Catedral Metropolitana de Brasília.
Missa sem Dom Sérgio
Pela primeira vez em nove anos, a missa não será celebrada pelo cardeal Dom Sérgio da Rocha. O religioso deixou o Distrito Federal no início dessa semana rumo à Salvador (BA), onde assumirá a Arquidiocese da capital baiana.
Dom Sérgio agradeceu, em uma carta de despedida, os fiéis brasilienses que o acompanharam ao longo dos anos em que esteve à frente da Catedral de Brasília.
“Por tudo, agradeço a querida Arquidiocese de Brasília. Em Brasília, me senti amado e acolhido numa grande família marcada pela convivência fraterna entre pessoas de diversas origens”, disse.
Sua última cerimonia religiosa celebrada na igreja foi transmitida virtualmente, em 30 de maio. À época, as igrejas e templos religiosos ainda estavam proibidos de realizar cerimonias em função da pandemia do novo coronavírus. A retomada das atividades presenciais foi autorizada pelo Executivo local nessa quarta-feira (03/06).
Impacto nas evangélicas
Ao Metrópoles, o presidente do Conselho dos Pastores Evangélicos do DF (Copev-DF), Josimar Francisco, disse que os templos evangélicos estão sentindo o impacto negativo do temor dos fiéis à Covid-19.
De acordo com o pastor, apesar da retomada ter sido autorizada na última quarta, poucos brasilienses estão aderindo aos cultos.
“Estão preferindo se resguardar, há uma série de recomendações que são essenciais para garantir nossa segurança, mas que, naturalmente, provocam o afastamento de alguns fiéis”, explicou Francisco.
A estimativa é que as igrejas evangélicas registrem maior movimentação de fiéis já neste domingo (07/06), durante os cultos celebrados no dia.