Saiba como será a Via Sacra no Morro da Capelinha, em Planaltina
Ao longo de sete quilômetros, os fiéis poderão acompanhar desde o julgamento de Jesus até sua ressurreição, o ápice da encenação
atualizado
Compartilhar notícia
O Morro da Capelinha, em Planaltina, será o centro das atenções nesta sexta-feira (14/4). O local servirá de cenário para a 44ª Via Sacra da Paróquia São Sebastião, que mobiliza 1,5 mil atores e mais de 50 mil fieis. O investimento na infraestrutura do evento, o mais tradicional do DF, chega a R$ 1,1 milhão.
A encenação, que ocorre no mesmo local desde 1973, começa às 16h. Ao longo de um percurso de 7 quilômetros, os fiéis poderão acompanhar desde o julgamento de Jesus Cristo por Pôncio Pilatos até sua ressurreição, que ocorre no topo do Morro da Capelinha e é considerado o ponto alto da encenação.
Mestre em direção teatral, Uarlen Dias, 32 anos, é responsável pela encenação desde 2011. Ele promete que, neste ano, Jesus Cristo subirá ainda mais alto do que em 2016 – quando foi erguido a mais de 30m de altura – e que haverá uma surpresa referente ao tema do ano: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
De acordo com a Bíblia, a frase foi dita por Maria a Jesus nas Bodas de Caná. O tema foi escolhido em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem foi encontrada no rio Paraíba, em área próxima a Guaratinguetá (SP), há exatos 300 anos.Ao todo, a encenação envolveu 1,8 mil pessoas na confecção de cem túnicas de algodão cru, 30 calças, 15 fraldões, 80 mantos, 58 panos laterais (tecido colocado em diagonal por cima da vestimenta). Além disso, alguns figurinos da edição anterior foram reaproveitados.
Confira alguns registros da Via Sacra encenada em 2016:
Com informações da Agência Brasília