Brasilienses acompanham a missa de Corpus Christi na Esplanada
A cerimônia começou na manhã desta quinta-feira (26/5) com a montagem do tradicional tapete
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 20 mil pessoas, segundo a Polícia Militar (PM), foram à Esplanada dos Ministérios para acompanha a missa de Corpus Christi nesta quinta-feira (26/5).
A missa é presidida pelo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha e concelebrada com os bispos e demais membros do clero presentes.
Por volta das 19h, a primeira benção, dirigida aos enfermos, foi dada. Enquanto isso, os fiéis se ajoelharam e ficaram em silêncio.
A segunda benção, dirigida aos governantes, ocorreu em frente ao Congresso Nacional. “Oremos para que o Brasil seja grande”, disse o responsável que conduz a procissão. A última tinha como foco a família.
Em seu discurso, dom Sérgio reforçou a importância de ações de caridade realizadas pela Igreja. “Se cada paróquia realizar ao menos uma obra de misericórdia, teremos mais de 150 ações de misericórdia e estaremos mais perto dos ensinamentos de Jesus”, afirmou o arcebispo.
Após a missa, por volta de 18h30, será a vez da procissão de Corpus Christi, que dará a volta no gramado da Esplanada. Nesse momento, o trânsito no Eixo Monumental será totalmente interditado na região. O rito abençoará os doentes, governantes e as famílias.
Tapete
Fiéis católicos de várias paróquias do Distrito Federal começaram a quinta-feira (26/5) com a mão na massa. Em um grande mutirão, trabalham para a tradicional confecção do tapete de palha na Esplanada dos Ministérios. O evento faz parte do calendário religioso e é uma das atrações do dia de Corpus Christi.
Corpo e sangue de Cristo
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É o momento de celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus. A festa ocorre sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
O Corpus Christi não é feriado nacional, mas ponto facultativo. A tradição de enfeitar as ruas com tapetes começou pela cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Já a procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo, segundo as crenças católicas.