Além de tapete, missa e procissão, Corpus Christi terá corrida
A previsão é que mais de 100 mil pessoas participem dos eventos agendados para esta quinta-feira (26/5), na Esplanada dos Ministérios
atualizado
Compartilhar notícia
A festa de Corpus Christi, uma das maiores celebradas pela Arquidiocese de Brasília, tem novidades. Além da tradicional confecção do tapete feita por jovens católicos, missa e procissão, será realizada este ano uma corrida. A previsão é que mais de 100 mil pessoas participem dos eventos agendados para esta quinta-feira (26/5), na Esplanada dos Ministérios.
O objetivo da corrida é atrair maior participação popular no período da manhã e despertar o interesse das pessoas a prestigiar a confecção do tapete, que começa às 6h. Os participantes têm a opção de escolher três modalidades: caminhada de 2,5km, corrida 5 km e corrida de 10 km.
A prova será realizada na Esplanada, com largada e chegada no canteiro central em frente à Catedral. A largada para todas as modalidades está prevista para as 8h. As inscrições custam R$ 70 e podem ser efetuadas somente pelo site.
Além dos tapete e da corrida, outro ponto alto da celebração é a missa, marcada para as 17h, seguida de procissão.
Santuário do Santíssimo Sacramento
Além da Esplanada, as celebrações da data vão se concentrar no Santuário do Santíssimo Sacramento, na 606 Sul. Na quinta, a Solenidade de Corpus Christi será presidida pelo arcebispo dom Sergio da Rocha, às 9h, na igreja. Na sexta (27) e sábado (28), ocorre o Arraiá do Santíssimo, com comidas típicas, bandas e apresentação de quadrilha.
Entre os anos de 1996 e 2000, a Paróquia Dom Bosco, na Asa Sul, era sede das adorações permanentes, caracterizadas por serem realizadas durante um período do dia. A partir de 2005, no Ano da Eucaristia, Dom João Braz de Aviz, Arcebispo Emérito de Brasília, instituiu as adorações perpétuas, que são realizadas durante 24 horas, sendo interrompidas apenas para a celebração da Santa Missa. Desde então, o santuário da 606 Sul passou ser a sede das venerações ao Santíssimo Sacramento.
Corpo e sangue de Cristo
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É o momento de celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus. A festa ocorre sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
O Corpus Christi não é feriado nacional, mas ponto facultativo. A tradição de enfeitar as ruas com tapetes começou pela cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Já a procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo, segundo as crenças católicas.