metropoles.com

Incêndio no HUB: relatório aponta quadro elétrico saturado e com ratos

Entre os problemas, relatório de manutenção do HUB identificou quadros elétricos saturados, com sinais de aquecimento e até mesmo ratos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Imagem de quadro elétrico no HUB com fuligem
1 de 1 Imagem de quadro elétrico no HUB com fuligem - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Um relatório de manutenção do Hospital Universitário de Brasília (HUB) apontou diversos problemas estruturais na unidade de saúde. Entre as falhas, foram identificados quadros elétricos saturados e com sinais de aquecimento. Até mesmo a presença de ratos no quadro geral do hospital foi registrada no documento, que o Metrópoles teve acesso.

No último sábado (14/10), um ar-condicionado do HUB sofreu um curto-circuito, pegou fogo e gerou uma intensa fumaça no hospital.

Veja vídeo do incêndio: 

Nas fotos, é possível identificar sinais de deterioração no local. Em uma das imagens, por exemplo, o quadro elétrico aparenta estar em uma parede com fuligem. Em um dos centros cirúrgicos, há uma tomada solta.

15 imagens
Fiação exposta e em contato com parte hidráulica
Tomada sem fixação no centro de medicina nuclear
Infiltração no teto na sala de broncocospia
tomada sem espelho unidade
chuveiro sem aterramento em ambulatório
1 de 15

Fiação exposta

Material cedido ao Metrópoles
2 de 15

Fiação exposta e em contato com parte hidráulica

Material cedido ao Metrópoles
3 de 15

Tomada sem fixação no centro de medicina nuclear

Material cedido ao Metrópoles
4 de 15

Infiltração no teto na sala de broncocospia

Material cedido ao Metrópoles
5 de 15

tomada sem espelho unidade

Material cedido ao Metrópoles
6 de 15

chuveiro sem aterramento em ambulatório

Material cedido ao Metrópoles
7 de 15

Tomadas com polos derretidos dentro de ambulatório

Material cedido ao Metrópoles
8 de 15

Tubulação hidráulica oxidação

Material cedido ao Metrópoles
9 de 15

Rejunte com mofo

Material cedido ao Metrópoles
10 de 15

Adaptador

Material cedido ao Metrópoles
11 de 15

oxidação em tubo de esgoto em centro cirúrgico

Material cedido ao Metrópoles
12 de 15

Caixa de tomada sem fixação em centro cirúrgico

Material cedido ao Metrópoles
13 de 15

Instalação elétrica exposta

Material cedido ao Metrópoles
14 de 15

Quadro elétrico

Material cedido ao Metrópoles
15 de 15

Quadro elétrico com fuligem

Material cedido ao Metrópoles

Instalação elétrica exposta, tomadas com polos derretidos, rejunte com mofo também foram identificados no documento, elaborado em 2021, que apresentou os problemas. De lá para cá, não teria havido reformas estruturantes, apenas pintura de paredes, de acordo com uma fonte ouvida pelo Metrópoles.

O HUB negou a informação de que não houve nenhuma reforma estrutural desde 2021. “É falsa a informação de que não houve nenhuma reforma estrutural desde 2021. Todas as necessidades de melhorias em infraestrutura vêm sendo acompanhadas e executadas pelas equipes responsáveis desta instituição, que conta com oito prédios”, comentou em nota.

“Estão atualmente em curso projetos com o intuito de regularizar e atualizar as instalações internas do prédio, algumas já tendo sido entregues e outras em andamento. As reformas dos setores, com foco nas instalações elétricas, já aconteceram nos seguintes locais: UTI, Cozinha, Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados, Central de Roupas, Pronto Atendimento e parte das enfermarias e imagenologia. Estão previstas as reformas de Centro Cirúrgico Central, Diálise, Centro Obstétrico, Ambulatório 1 e enfermarias restantes”, completou. Veja nota na íntegra abaixo.

Relatório

Outro ponto de destaque no relatório foi a infiltração no teto da sala de procedimento para broncocospia – exame para diagnosticar problemas no aparelho respiratório. Ainda consta no documento, foto de chuveiro sem aterramento no ambulatório II, ou seja, a fiação estava exposta no dia vistoria.

Apesar do susto, o incêndio registrado no último sábado não deixou ninguém ferido. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o curto do aparelho gerou muita fumaça. Uma equipe foi até o local somente para fazer a ventilação.

Na ocasião, o HUB informou que os atendimentos no local ficaram suspensos temporariamente para realizar a higienização correta do local e para troca do disjuntor.

Veja nota na íntegra: 

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh) informa que é falsa a informação de que não houve nenhuma reforma estrutural desde 2021. Todas as necessidades de melhorias em infraestrutura vêm sendo acompanhadas e executadas pelas equipes responsáveis desta instituição, que conta com 8 prédios.

Em 2021 foram entregues as obras das subestações, que regularizaram o fornecimento de energia do hospital. A obra contemplou a instalação de 4 geradores de 750 kVA cada um, 5 subestações elétricas, 14 transformadores, com capacidade total de 3.000 kVA.

Estão atualmente em curso projetos com o intuito de regularizar e atualizar as instalações internas do prédio, algumas já tendo sido entregues e outras em andamento. As reformas dos setores, com foco nas instalações elétricas, já aconteceram nos seguintes locais: UTI, Cozinha, Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados, Central de Roupas, Pronto Atendimento e parte das enfermarias e imagenologia. Estão previstas as reformas de Centro Cirúrgico Central, Diálise, Centro Obstétrico, Ambulatório 1 e enfermarias restantes.

Após a reforma das subestações, ainda foram feitos diversos serviços de adequação elétrica no HUB, como demonstra a lista a seguir:

Novo quadro elétrico para alimentação da Unidade de Diagnóstico por Imagem e Laboratório  
Aterramento Elétrico da Central de O2  
Nova alimentação elétrica da Administração.  
Iluminação externa entre Unidade 1 e UCA  
Novo Quadro elétrico dos Elevadores das Unidades 1 e 2 

Em execução, ainda temos:
Nova infraestrutura elétrica da UDI e rede estabilizada para salas de laudos
Retrofit dos quadros elétricos das Circulações da Unidade 1
Reforma do quadro elétrico de ar condicionado do Centro Cirúrgico Central
Retrofit dos quadros elétricos da Unidade 2

Retrofit das instalações elétricas do Ambulatório 1

Para realizar a regular manutenção preventiva e corretiva dos prédios existe contrato vigente de Prestação de Serviços de Gerenciamento Integrado da Manutenção Predial, incluindo suportes técnico e operacional. Além deste, também contamos com contrato de prestação de serviços comuns de engenharia.

É importante informar que pequenos ajustes de manutenção predial corriqueiras podem ser tratadas por meio da Abertura de Ordem de Serviços para eventuais problemas com ar-condicionado, civil, elétrica, eletrônica, gases medicinais, hidráulica, marcenaria, pintura, rede, refrigeração, serralheria e serviços eventuais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?