metropoles.com

Relator de MP que dá aumento a policiais e bombeiros do DF vetará emendas

A tendência é que o deputado federal Luis Miranda rejeite as emendas para dar celeridade ao processo. Assunto foi discutido nesta quinta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Bombeiros militares do DF
1 de 1 Bombeiros militares do DF - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

O relator da Medida Provisória nº 971, que estabelece reajuste salarial para policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal, deputado federal Luis Miranda (DEM), vai rejeitar pelo menos 35 das 74 emendas de deputados e senadores ao texto para dar celeridade ao processo. A previsão de votação da matéria é para 14 de setembro.

Miranda se reuniu com o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, nesta quinta-feira (3/9), para debater o tema. Caso a votação da MP passe do dia 22 de setembro, a medida pode perder o prazo e, consequentemente, a efetividade. Por isso, a corrida contra o tempo.

A MP 971/2020 prevê reajuste de 25% na Vantagem Pecuniária Especial (VPE) devida a policiais militares e bombeiros. Na Polícia Civil, o aumento é de 8%, linear, para todos os cargos. A MP 971 também corrige em 25% a tabela da VPE devida a PMs e bombeiros da ativa, inativos e pensionistas dos ex-territórios do Amapá, de Rondônia e de Roraima.  Essas carreiras fazem parte de quadro de servidores da União atualmente em extinção.

A medida foi autorizada pela Lei 14.001, de 2020. A estimativa é de que o impacto da recomposição salarial neste ano fique em pouco mais de R$ 519 milhões.

Luis Miranda prega agilidade. “Nós estamos empenhados para aprovar essa MP o mais rápido possível. Queremos, inclusive, fazer o texto mais coeso possível para evitar emendas e atrasar a votação. Não podemos perder tempo e a nossa segurança pública não pode ficar sem esse reconhecimento”, disse.

Estiveram na reunião, realizada na Secretaria de Segurança Pública, o diretor da Polícia Civil do DF, Robson Cândido, e os comandantes da Polícia Militar, coronel Julian Pontes, e do Corpo de Bombeiros do DF, coronel Lisandro Paixão. Posteriormente, a cúpula da Segurança Pública distrital foi à casa de Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados, também para tratar sobre o tema.

2 imagens
Posteriormente, integrantes da segurança pública do DF foram à residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM)
1 de 2

A MP 971/2020 foi debatida no Palácio do Buriti. A ordem é dar celeridade

Divulgação
2 de 2

Posteriormente, integrantes da segurança pública do DF foram à residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM)

Divulgação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?