metropoles.com

Reitora inaugura 1º semestre letivo na UnB: “Não são tempos fáceis”

Em carta aberta à comunidade acadêmica, Márcia Abrahão falou da retomada das aulas somente em julho e também sobre esperança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Corredor da UnB
1 de 1 Corredor da UnB - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, divulgou carta à comunidade acadêmica após o retorno das aulas na instituição de ensino ainda de maneira remota, devido à pandemia de Covid-19. A UnB definiu em seu calendário acadêmico que o primeiro semestre letivo começaria em 19 de julho de 2021 e seria concluído até 6 de novembro de 2021. Serão 90 dias com aulas.

“Na última semana, começamos mais um semestre letivo. Ainda na necessária distância do ensino remoto, a UnB acolhe calouros e veteranos com essa perspectiva de justiça, humanidade e inteligência em tudo o que gostaríamos de proporcionar aos que convivem nesta comunidade de colegas, amigos e parceiros no processo de aprendizagem. A universidade se orgulha da tarefa de servir qualidade em ensino, pesquisa e extensão”, afirmou em sua carta de abertura do ano letivo.

Márcia Abrahão falou que o cenário da pandemia ainda requer cuidados e lembrou que o Brasil chegou a 550 mil mortos por Covid-19, um número assustador e triste: “Não são tempos fáceis, sabemos. O primeiro semestre de 2021 tem início em julho e isso já é estranho. Estamos longe dos campi – no Plano Piloto, em Planaltina, no Gama e na Ceilândia”, disse.

Caminho para o presencial

No mesmo documento, a reitora afirmou que, aos poucos, a realidade permitirá o reencontro presencial. “Parte dos professores e técnicos puderam tomar a vacina porque estão na faixa etária já contemplada. Desde o início do ano, a reitoria tem empreendido todo o esforço junto ao Governo do Distrito Federal para que nossos profissionais da educação entrem o mais rápido possível na fila para receber uma ou duas doses de alívio e esperança”, completou.

O segundo semestre de aulas terá início em 17 de janeiro de 2022 e segue até 5 de maio de 2022. Novamente, os alunos terão 90 dias letivos. Pelo calendário anterior, o primeiro semestre de 2021 iria de 28 de junho a 11 de outubro deste ano. O segundo semestre seria de 16 de novembro de 2021 até 7 de março de 2022.

“Vamos até o começo de novembro, com força e disposição, cumprir o que nos cabe: ler, ouvir, dialogar, pesquisar, estudar, viver e compartilhar saberes. Nós, na administração da universidade, também não vemos a hora de retomar as nossas atividades pessoais e profissionais presencialmente, de forma segura e planejada. Falta pouco”, ainda disse Márcia Abrahão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?