metropoles.com

Reitora confirma que UnB não tem data para retomar aulas: “Sem condições”

Declaração foi dada pela reitora durante live realizada nesta quarta-feira (8/7). Instituição trabalha para retorno não presencial

atualizado

Compartilhar notícia

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, afirmou, nesta quarta-feira (8/7), que a instituição de ensino superior “não tem condições de retorno presencial”. As aulas estão suspensas em função da pandemia do novo coronavírus.

Em live, a reitora afirmou que foi criado um comitê para desenvolver o projeto de retomada das aulas. A UnB trabalha para o retorno das atividades de forma não presencial.

“A pandemia no Distrito Federal está se agravando. Temos uma comunidade de quase 50 mil pessoas. Colocar essa comunidade para circular vai colocar em risco ela própria, as famílias desses estudantes e pessoas com quem eles convivem. A UnB viraria um polo de disseminação da Covid-19”, defendeu a docente.

A universidade federal tem como “desafio” atual garantir o ensino remoto para todos os alunos da instituição. “A gente não vai deixar ninguém para trás. Estamos trabalhando para que todos os estudantes tenham computadores para frequentarem as aulas. O MEC vai fornecer internet para os estudantes com vulnerabilidade econômica e, se houver necessidade, a UnB vai complementar”, assegurou Márcia Abrahão.

Ainda conforme a reitoria, “não há uma data para previsão do calendário acadêmico”. “Temos propostas, mas caberá ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) tomar essa decisão”, explicou.

A previsão é de que o Cepe apresente ainda nesta quinta (9/7) o dia para aplicação da modalidade não presencial.

Professores da UnB, agora, estão sendo capacitados para ministrar aulas a distância. “Nosso estudo mostrou que uma grande parte não tinha formação para aplicação da modalidade. Abrimos um curso e as 200 vagas se esgotaram rapidamente”, acrescentou Márcia.

Questionada sobre o retorno da presencialidade na Biblioteca da UnB, a docente negou que o cenário ocorra nas etapas iniciais do planejamento de retomada das atividades.

“Três mil pessoas circulam na biblioteca diariamente, não iremos expor a comunidade. Reforço que a biblioteca continua funcionando, continua emprestando livros digitalmente”, disse.

3 imagens
Segundo a reitora reeleita, principal desafio é retomar as aulas presenciais após a pandemia
O MEC, entretanto, não definiu uma data para o retorno das aulas presenciais
1 de 3

Pesquisa traça perfil de comportamento de alunos do ensino superior durante a pandemia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Segundo a reitora reeleita, principal desafio é retomar as aulas presenciais após a pandemia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

O MEC, entretanto, não definiu uma data para o retorno das aulas presenciais

Michael Melo/Metrópoles

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?