Regularização do Setor Primavera, em Taguatinga, é aprovada pelo Conplan-DF
Área de Regularização de Interesse Social (Aris) tem 60,58 hectares e abriga mais de 3,5 mil habitantes e está mais perto de ser legalizada
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho de Planejamento Territorial Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou o projeto urbanístico do Setor Primavera, em Taguatinga. A Área de Regularização de Interesse Social (Aris) tem 60,58 hectares e abriga mais de 3,5 mil habitantes. O documento foi aprovado por ampla maioria de votos durante uma reunião virtual nesta quinta-feira (17/12).
Localizado nas chácaras 27 e 28 do Setor Habitacional Primavera (foto em destaque), o Setor Primavera engloba 1.093 lotes. A área é voltada para pessoas de baixa renda.
O projeto elaborado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) prevê 1.061 lotes para uso residencial, 26 para comércio ou prestação de serviços, cinco destinados a equipamentos públicos e um para uso institucional privado.
Na avaliação do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Mateus Oliveira, a aprovação foi um marco para a última reunião do ano do Conplan, pois atende a uma área que esperava pelo andamento do processo de regularização desde o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) de 2009.
Na mesma linha, o diretor de Regularização de Interesse Social da Codhab, Leonardo Firme, reforçou a importância da aprovação, pois vai regularizar assentamentos consolidados há anos no local.
O líder comunitário do Setor Primavera, Carlos Magno, convidado pelo administrador regional de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, a participar da reunião virtual do Conplan, comemorou a aprovação. “É um dia muito importante para todos nós. Estou muito emocionado e agradeço a todos vocês. A comunidade primaverense hoje sai ganhando”, celebrou.
Após a publicação do decreto no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) sobre a decisão, a empresa responsável pelo projeto urbanístico tem 180 dias para dar entrada com pedido de registro em cartório.
* Com informações da Seduh