metropoles.com

Regulamentação dos food trucks no DF passa em primeiro turno

O PL nº 679/2015 voltará a ser apreciado pelos deputados distritais na semana que vem. O documento traz um marco jurídico para os empresários e segurança alimentar para os consumidores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Food Truck na Esplanada dos MinistÈrios em BrasÌlia – BrasÌlia(DF), 30/09/2015
1 de 1 Food Truck na Esplanada dos MinistÈrios em BrasÌlia – BrasÌlia(DF), 30/09/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A regulamentação dos food trucks deu mais um passo para sair do papel. A Câmara Legislativa do DF aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei que trata das regras para os caminhões de comida que fazem sucesso nas ruas de Brasília. O PL nº 679/2015, de autoria do deputado Bispo Renato (PR), volta a plenário na próxima semana. Se aprovado, segue para a sanção do governador Rodrigo Rollemberg.

Hoje com cerca de 150 empresários cadastrados na Associação Brasiliense de FoodTrucks (ABFT), a atividade está nos eventos abertos, em festas e é atração dos moradores da capital. Com a regulamentação, os proprietários dos caminhões ganhariam um marco jurídico, e a população, segurança alimentar.

O secretário adjunto de Trabalho e Empreendedorismo, Thiago Jarjour, participou de todo o processo para a elaboração do documento. Ele ressalta que os food trucks são cozinhas em cima de um veículo e precisam de todos os aparatos, equipamentos para desempenhar o trabalho. “A Vigilância Sanitária vai determinar os critérios mínimos para o empreendimento ser considerado um food truck. A Defesa Civil vai inspecionar os parâmetros de segurança. Hoje nada disso existe”, disse.

Para ele, com a regulamentação, o negócio deve crescer no DF. “Muitos foos trucks não expandiam a movimentação com medo da fiscalização, da situação irregular. Agora, eles vão parar individualmente em cada cidade. Sempre com o cuidado para que não se criem zonas de conflito com o comércio estabelecido de forma fixa”, completou.

O deputado distrital Bispo Renato Andrade, ressalta que a atividade já é uma realidade no Brasil. “Precisamos regulamentar essa situação logo. Assim, teremos uma higiene adequada e estão especificados parâmetros para que não haja uma concorrência desleal”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?