metropoles.com

Região do DF terá serviços de saúde gratuitos até sábado (19). Confira

Programa itinerante Saúde Mais Perto do Cidadão atenderá à população do Gama desta 4ª feira (16/10) até sábado (19/10), das 8h às 17h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geovana Albuquerque/Agência Brasília
serviço saude gdf
1 de 1 serviço saude gdf - Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Moradores do Gama vão poder contar com uma série de serviços de saúde gratuitos, como exames e consultas em diferentes especialidades médicas, a partir desta quarta-feira (16/10).

O programa itinerante Saúde Mais Perto do Cidadão, do Governo do Distrito Federal (GDF), chega à região administrativa e ficará até sábado (19/10) no estacionamento do Estádio Bezerrão, no setor central do Gama.

A ação conta com seis carretas que oferecem serviços totalmente gratuitos como vacinação, exames clínicos e análises laboratoriais. A distribuição de senhas ocorre todos os dias a partir das 7h, por ordem de chegada.

Para ser atendido, basta levar um documento de identificação com foto e disponibilizar um número de telefone para contato. Os atendimentos ocorrem das 8h às 17h.

Confira alguns dos serviços disponíveis:

  • Mamografia;
  • Exame de sangue;
  • Eletrocardiograma; entre outros.

Câncer de mama: prevenção, diagnóstico e tratamento

Segundo o Ministério da Saúde (MS), cuidados como a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama.

Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas, como: pele avermelhada ou com textura anormal; alterações no bico do peito; ou saída espontânea de líquidos pelos mamilos; devem ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama.

Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem, como a mamografia, são indicados. Para resultados mais precisos, pode ser realizadas biópsias, técnica que consiste na retirada de fragmentos do nódulo ou da lesão suspeita.

Exames e tratamentos de prevenção, diagnóstico e tratamento podem ser procurados na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?