Reforço para pessoas de 57 a 59 anos começa com baixa procura no DF
Além do público de 57 a 59 anos, campanha de reforço da imunização contra Covid vale para idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta segunda-feira (22/11), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal iniciou a imunização da dose de reforço para pessoas de 57 a 59 anos que tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19 há pelo menos cinco meses.
A procura pela 3° dose, no entanto, ainda é baixa. O Metrópoles visitou a UBS 1, na 612 Sul e registrou pequena fila no local. Veja:
Como a dose de reforço também é válida para idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde, a maior procura, neste momento, têm sido da parte deste público.
É o caso de Frederico Luiz Souza Aguiar de Carvalho, 68 anos. Ele compareceu à Unidade Básica de Saúde, nesta manhã, para garantir o reforço do imunizante. “Eu esperei um intervalo de mais de cinco meses para vir tomar o meu reforço. Estou muito contente. Com essa terceira dose, me sinto completamente imunizado”, comentou.
O médico Hugo Siqueira, 41, também esperou a fila no local para receber a dose de reforço. “Sensação de alívio. O meu bebê de cinco meses pegou Covid-19 e teve de ser internado. Sabemos a luta que temos de enfrentar com essa doença. Com essa dose, se afasta ainda mais o risco. A vacina só veio para somar e ajudar”, pontuou.
Imunossuprimidos também têm direito à dose adicional 28 dias após a segunda aplicação.
Segunda aplicação
Também nesta segunda, a Secretaria de Saúde oferece postos de vacinação para a primeira dose (D1) a pessoas com 12 anos ou mais. Além disso, há imunização disponível para a população que está na fila da segunda dose (D2). A lista de locais de vacinação é diariamente atualizada no site da Secretaria de Saúde.
No caso de quem se vacinou com a vacina da marca Janssen, que ao longo da campanha de vacinação foi direcionada a professores, população em situação de rua e população carcerária, a dose tomada inicialmente é equivalente às primeiras e segundas doses das demais marcas, e a de reforço será a segunda aplicação.
Contudo, a Secretaria de Saúde aguarda o envio pelo Ministério da Saúde para iniciar a campanha específica para esses públicos.