Reeleita, conselheira do Plano Piloto é a mais votada do DF
Entre os 1.268 candidatos, Natty Vieira foi reeleita para o cargo de conselheira tutelar no Plano Piloto, com mais de 2 mil votos
atualizado
Compartilhar notícia
Nesse domingo (1º/10), os 220 integrantes dos Conselhos Tutelares do Distrito Federal foram eleitos para o quadriênio 2024/2027. Entre os 1.268 candidatos, uma se destacou. Única a conquistar mais de 2 mil votos, Natty Vieira foi reeleita para o cargo no Plano Piloto. A candidata mais bem votada da capital Federal é natural da Asa Sul e tem oito anos de atuação na área.
“Minha experiência vem desde a época da faculdade de Serviço Social. Eu comecei trabalhando dentro da comunidade Santa Luzia, na Estrutural, onde permaneço, mas como voluntária. Trata-se de um projeto com mulheres, crianças, adolescentes e famílias. É daí que vem minha experiência e a vontade de ocupar esse cargo de conselheira tutelar”, contou.
Natty foi eleita, pela primeira vez, em 2019, quando passou a atuar como conselheira na Asa Sul. Agora reeleita, explica que tem como foco o trabalho direcionado a conversa e diálogo. “No meu primeiro mandato tive uma aproximação muito grande com as escolas públicas e, nisso, passei a trabalhar seguindo uma linha de trabalho do diálogo e da conversa. Infelizmente, com a pandemia, a saúde mental de crianças e adolescentes ficou muito grave , né? Essa é uma preocupação que eu tenho e que venho trabalhando enquanto conselheira”, contou.
Animada com a reeleição, Natty disse estar feliz com a movimentação dos brasilienses que deixaram suas casas para participarem do pleito. “Precisamos recordar, sempre, que a criança e o adolescente é prioridade absoluta. E, por isso, é uma responsabilidade de todos nós”, pontuou.
“Se trata da construção de um Brasil que eu e toda a sociedade brasileira queremos pra nossas crianças e adolescentes: um Brasil da justiça social, um Brasil do afeto, da solidariedade. Um Brasil onde criança e adolescentes são, de fato, prioridade absoluta. Eu acho que essa minha vitória mostra também que o povo brasileiro não aceita mais a intolerância, né? O Brasil do ódio, da morte, do descaso. Estamos caminhando e escrevendo uma nova história para as nossas crianças e adolescentes”, finalizou.
Apuração
O resultado preliminar dos candidatos a novos membros dos Conselhos Tutelares do DF foi divulgado nesta segunda-feira (2/10) pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). A apuração chegou a ser suspensa na noite de domingo (1º/10) após o software que totaliza os votos das urnas apresentar problema.
O adiamento do resultado foi divulgado em coletiva de imprensa na noite da eleição, no Palácio do Buriti. Na ocasião, o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou que houve um problema técnico, mas garantiu a lisura dos votos. “O problema ocorreu única e exclusivamente na leitura dos votos. Os votos foram computados e estão garantidos”, afirmou
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ficou responsável pelo transporte e pela segurança dos dados. A votação é acompanhada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
No domingo, a população saiu às ruas para escolher 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes para o Distrito Federal no domingo. Os profissionais vão atuar em 44 unidades no quadriênio 2024-2027.