Com reeleição, quem entrega a faixa a Ibaneis? Entenda como será a posse
A posse do governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB) será realizada no 1º de janeiro de 2023. Haverá três solenidades no dia
atualizado
Compartilhar notícia
A posse do governador reeleito Ibaneis Rocha (MDB) será realizada no 1º de janeiro de 2023. No dia, o chefe do Executivo local participará de três solenidades.
Às 8h, Ibaneis e a vice-governadora diplomada Celina Leão participarão de uma missa em Ação de Graças no Santuário Dom Bosco (702 Sul). A cerimônia, aberta ao público, será celebrada pelo arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar.
Após essa celebração, Ibaneis e Celina serão empossados no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em solenidade marcada para as 10h30, com a presença de parlamentares e convidados. O evento é fechado ao público.
Já empossados, o governador e a vice-governadora seguirão para o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde também será empossado o secretariado do GDF. Às 11h30, no Auditório Master, começará a cerimônia da entrega da faixa governamental.
Como o governador foi reeleito, entrará na cerimônia já com a faixa no ombro. A solenidade será aberta ao público, assim como em 1º de janeiro de 2019, quando Ibaneis Rocha recebeu pela primeira vez a faixa de governador do Distrito Federal.
Faixa banhada a ouro
Embora a passagem da faixa seja um rito tradicional, no Distrito Federal, a própria faixa e a cerimônia são recentes: têm apenas 16 anos, apesar de Brasília ter sido inaugurada há 62.
A faixa governamental foi instituída oficialmente por meio do Decreto nº 26.678, assinado pelo então governador Joaquim Domingos Roriz em 24 de março de 2006, ao final do seu terceiro mandato.
O decreto que estabelece a faixa governamental como distintivo do cargo também definiu as medidas e demais detalhes da peça: “1 metro de comprimento por 12 centímetros de largura, intercalada com três faixas, na cor branca nas laterais e na cor verde no entremeio, medindo cada uma 4 centímetros; terminando com uma roseta de 19 centímetros de diâmetro, com o brasão do Distrito Federal aplicado em sentido central da faixa”.
Enquanto o brasão do DF é bordado em fio de poliéster, a faixa é confeccionada em cetim e tem na barra franjas adornadas com cordão e corrente em metal com banho de ouro 750 k. Existe apenas um exemplar desse distintivo, que, após a tradicional cerimônia, fica armazenado em uma caixa transparente guardada na Sala do Cerimonial do Palácio do Buriti.