metropoles.com

Rede pública de Saúde do DF usou 60% do oxigênio disponível

Com avanço da pandemia e aumento de casos, houve aumento da demanda para a respiração dos doentes, mas GDF nega risco de desabastecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela / Metrópoles
Paciente com oxigênio
1 de 1 Paciente com oxigênio - Foto: Igo Estrela / Metrópoles

Para manter os pacientes infectados pelo novo coronavírus respirando, a rede pública emprega 60% dos contratos de fornecimento de oxigênio vigente no Distrito Federal. A informação foi apresentada pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto, em coletiva de imprensa no Palácio do Buriti, nesta segunda-feira (15/3).

“O aumento do oxigênio não foi um aumento que chega ao dobro”, argumentou Okumoto. “A última informação que eu tive pela nossa Secretaria Adjunta de Gestão é que a gente teria ainda esse quantitativo de 40% da nossa capacidade contrada”, revelou.

Profissionais de saúde têm denunciado problemas e dificuldades para garantir a respiração dos pacientes, inclusive fazendo gambiarras para superar a falta de pontos fixos e cilindros. Do ponto de vista de Okumoto, neste momento, não há risco de desabastecimento de oxigênio para pacientes no DF.

A coletiva foi conduzida pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha,  e teve participação do secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira, e do comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Julian Pontes.

Segundo Gustavo Rocha, de forma geral, a população vem cumprido os decretos. O governo avaliou positivamente a redução da taxa de transmissão para 1.01. “Significa dizer que a gente pode afrouxar? Claro que não”, alertou. De acordo com o secretário, o DF ainda enfrenta uma situação crítica.

“Temos de continuar seguindo isolamento”, alertou. Na tarde desta quinta, a ocupação dos leitos de unidades de tratamento intensivo (UTIs) era de 96%, com 240 pessoas na fila.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?